Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

OS Massukos, banda musical internacional nascida no Niassa, adiou para meados do próximo ano a gravação do seu quatro álbum composto por 12 faixas, inicialmente previsto para Junho na capital inglesa, Londres.

Santos Calisto, líder da banda que se projectou no mundo da música ligeira, com base em instrumentos tradicionais, justificou o adiamento da deslocação a Londres para a gravação com o facto de a data coincidir com a realização do X Festival Nacional da Cultura que a província do Niassa será hospedeira.

“É impensável o X Festival Nacional da Cultura acontecer no Niassa e os Massukos ausentes desta grande festa e dos moçambicanos”, disse o líder daquela banda, composta por dez elementos.

As negociações com a discográfica baseada em Londres previam que, depois da gravação do seu próximo álbum, os Massukos fizessem uma digressão pelas principais cidades da Inglaterra com a finalidade de promoção do disco.

Junho e Julho calham com o Verão na Inglaterra, período em que o turismo atinge o seu pico com visitantes provenientes de vários pontos do mundo a escalar Londres para assistir aos vários eventos culturais que têm lugar naquela cidade.

Calisto acrescentou que seriam dois meses de ausência do país e concretamente do Niassa por parte da sua banda que, entretanto, desenhou um calendário de actividades para o corrente ano, que prevê espectáculos musicais na cidade de Maputo agendados para os próximos meses.

Os Massukos que, em 2007, gravaram o seu primeiro álbum denominado “Bamping”, seguido do “Kuimba ka Massukos”,  em 2001, estão projectados para uma acção de educação cívica aos jovens sobre a importância dos pleitos eleitorais no país, com vista a reduzir os índices de abstenção.

Conforme Calisto, a sua banda, que em 2013 gravou o seu terceiro trabalho discográfico “Nhimbo za Kwato”, e que em Dezembro completa 25 anos de sua existência, quer reservar os próximos dois meses a afinar as cordas das guitarras e outros instrumentos musicais para produzir bons sons nos espectáculos que vai promover em diferentes pontos do país, dependendo do calendário que será acordado juntamente com as estruturas governamentais na perspectiva de educação cívica.

As eleições autárquicas, na sua quinta edição, realizam-se no dia 10 de Outubro e as presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais estão marcadas para 15 de Outubro de 2019.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction