Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O GOVERNO vai assumir os custos com os projectos sociais de electrificação, nomeadamente aqueles que visam levar a energia eléctrica às comunidades independentemente da sua viabilidade financeira, ficando a Electricidade de Moçambique (EDM) encarregue de procurar financiamento para iniciativas de natureza comercial.

O presidente do Conselho de Administração da EDM explica que os dois negócios passarão a estar compatibilizados, saindo-se do actual modelo em que a parte social corrói os ganhos da componente comercial, fazendo com que a situação financeira da empresa seja sempre insustentável. 

Mateus Magala deixou claro que os projectos de electrificação rural continuarão a correr, uma vez que a energia eléctrica é um mecanismo de inclusão e há a meta de acesso universal a este recurso até 2030.

A diferença, segundo Magala, é que os financiamentos para suportar as iniciativas visando levar o recurso às comunidades rurais cujos consumos não justificam os investimentos nas linhas de transporte e outros equipamentos passam a ser subsidiados pelo Governo.

Actualmente, segundo Mateus Magala, os clientes da EDM devem à empresa mais de um bilião de meticais, 60 por cento dos quais de consumidores sociais.

Magala falava ontem em Maputo durante o seminário de apresentação do novo regulamento de “procurement” junto de instituições do Estado, empresas privadas e outras entidades com as quais a EDM interage frequentemente.

O novo regulamento centraliza os processos visando à contratação de serviços e compra de diversos bens, incluindo equipamentos e materiais de electrificação, com a finalidade de oferecer maior transparência e credibilidade junto da sociedade e financiadores.

Fátima Artur, administradora do pelouro de Pessoal e Serviços Corporativos, disse que o modelo apresentado aos financiadores resulta da combinação de diferentes metodologias usadas no mundo.

Devido às fragilidades que existiam na componente de “procurement”, a EDM vinha comprando, nos últimos anos, contadores por 120 dólares norte-americanos quando podia adquiri-los até por 20 dólares se fossem refinados os mecanismos de contratação de fornecimento.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction