Imprimir
Categoria: Economia
Visualizações: 1888

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse ontem que a economia moçambicana está em recuperação e os principais indicadores económicos mostram sinais de retorno à normalidade, depois de um período conturbado, entre 2014 e 2016.

“Mercê das medidas de política monetária e fiscal, apraz-nos partilhar que a actividade económica melhorou o seu desempenho e está cada vez mais diversificada”, declarou Rogério Zandamela, falando na abertura do V Encontro de Supervisão dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa.

A taxa de câmbio do metical em relação ao dólar estabilizou em torno de 60 meticais, depois de ter atingido 80 meticais em 2016 e o sector financeiro moçambicano continua sólido e robusto, destacou o governador do Banco de Moçambique.

O sistema financeiro, prossegue, responde actualmente por cerca de 6% do PIB.

“Ao nível do sistema financeiro, em 2017 o Banco de Moçambique levou a cabo acções tendentes a fortalecer o quadro regulamentar em vigor, garantir uma maior robustez e elevar o nível de transparência”, afirmou.

Nesse sentido, o regulador determinou o aumento do capital social dos bancos e do rácio de solvabilidade dos bancos, de 8% para um mínimo de 12%.