Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) criou uma plataforma comum que visa albergar os sectores de defesa e segurança, academias e a sociedade civil, com vista a abordar assuntos relacionados com a paz em Moçambique.

A plataforma visa compartilhar conhecimentos, análises e percepções que possam enriquecer o debate nacional sobre segurança no país.

Segundo Emílio Zeca, do Departamento de Paz e Segurança do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CEE) do ISRI, a instituição decidiu levar a cabo um conjunto de actividades académicas envolvendo civis, militares e académicos, incluindo políticos, para reflectir sobre aspectos relacionados com a paz, segurança, defesa e desenvolvimento no país.

“O Estado precisa de segurança, o Governo precisa de segurança e a sociedade precisa de segurança. É necessário criar uma plataforma comum que possa albergar todos esses sectores para que, de forma crítica, construtiva e produtiva, possamos criar uma consciência de importância de defesa e segurança nacional associada ao desenvolvimento, com base em reflexões académicas e críticas que possam servir para os nossos tomadores de decisões”, disse.

De acordo com a fonte, as decisões a serem tomadas devem ter em conta o contexto actual no concernente à paz em Moçambique.

Zeca disse ainda que existe uma “oficina” de estudos estratégicos, uma actividade académica composta por três grandes pilares, nomeadamente, cafés de paz e segurança, reflexões e mesas redondas e o primeiro seminário moçambicano de estudos estratégicos.
“No primeiro pilar iremos reflectir sobre um conjunto de aspectos para a construção da nossa paz positiva, efectiva e durável, tendo em conta os desafios da reconciliação nacional e das mudanças políticas que estão a acontecer no país”, explicou, segundo a AIM.

No segundo pilar, Emílio Zeca disse que serão levadas a cabo um conjunto de temas relacionados com paz, segurança e defesa, tendo em conta as actividades de pesquisa que os professores, pesquisadores e estudantes daquela instituição superior levam a cabo.
“O terceiro grande pilar é a organização do primeiro seminário moçambicano de estudos estratégicos que está previsto para o final do primeiro semestre do próximo ano, onde iremos congregar vários actores civis, militares e académicos”, referiu.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction