Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O Presidente da República (PR) apela os moçambicanos a não fazerem esforços para desacreditar o processo eleitoral, cujo ponto mais alto foi ontem, com a votação para escolha dos gestores dos 53 conselhos autárquicos do país.

Numa comunicação feita após depositar o seu voto na assembleia de voto número 11001-01, na Escola Secundária Josina Machel, em Maputo, Filipe Nyusi disse que, tal como foi com a campanha eleitoral, os cidadãos devem manter a postura de ordem e civismo e aguardar que os resultados sejam divulgados pelos órgãos competentes.

“Já votei e tal como todos os outros cidadãos depois de votar devemos esperar com calma e serenidade o anúncio dos resultados pelos órgãos de administração eleitoral”, apelou o Chefe do Estado, para quem estes resultados vão reflectir a escolha dos eleitores.

O Chefe do Estado, que foi votar na companhia da esposa, Isaura Nyusi, referiu que o exercício de votar demonstra a clareza dos moçambicanos que se deslocaram às assembleias de voto, sobre o país que querem, onde os dirigentes sejam pessoas eleitas em processos democráticos.

Afirmou que este deve ser um motivo de orgulho para os cidadãos moçambicanos e para o Chefe do Estado, em particular, assegurar que ciclicamente o país realize eleições quando há exemplos de casos em que não se permite que o ciclo democrático decorra.

O Presidente da República aproveitou a ocasião para felicitar os órgãos de gestão eleitoral, nomeadamente a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), que, segundo disse, mesmo debaixo das dificuldades que o país atravessa, conseguiram realizar as quintas eleições autárquicas.

Referiu ainda que estas eleições são resultado do sacrifício de todos os moçambicanos e demonstra que os cidadãos nacionais querem viver, optando pelo que querem na gestão das 53 autarquias.

Concorrem para as quintas eleições autárquicas 21 listas de partidos políticos, coligações de partidos e grupos de cidadãos eleitores candidatos à gestão das 53 autarquias do país e à ocupação dos 1388 mandatos nas respectivas assembleias autárquicas.

Foram ainda recenseados 3.910.712 eleitores e criadas 5459 mesas de voto em todos os 53 conselhos autárquicos do país.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction