Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Os moçambicanos foram ontem às urnas nas quintas eleições autárquicas da história do país, marcadas por uma participação que poderá superar os registos de 2013, considerando os resultados do apuramento parcial divulgados a partir das mesas de voto.

Em todas as 53 autarquias do país a votação decorreu sem grandes incidentes, apesar dos casos isolados que foram sendo reportados ao longo do dia, ligados a ilícitos como tentativa de exercício de campanha junto às assembleias de voto, desacato à autoridade dos órgãos eleitorais e da Polícia.

Até ao fecho da presente edição decorria a contagem dos votos, apontando uma tendência de vantagem para o partido Frelimo na maioria dos conselhos autárquicos. Entretanto, os órgãos eleitorais prometem apresentar os resultados intermédios ao longo do dia de hoje.

Apesar dos notáveis índices de participação, que poderão superar largamente os números registados em 2013, nos editais do apuramento parcial é expressivo o número de votos nulos e em branco, pormenor que pode sinalizar algum défice de preparação cívica dos eleitores sobre o processo.

Nas eleições autárquicas de 2013 votaram 1.393.990 eleitores, dos 3.059.804 inscritos nas 53 autarquias, o correspondente a 45,56 por cento. Os órgãos de administração eleitoral inscreveram para o sufrágio deste ano 3.910.712 eleitores.

Os concorrentes a estas eleições, sobretudo os partidos políticos, evidenciaram, de forma singular, um grande esforço em melhorar a sua participação, apresentando nas assembleias de voto delegados que demonstraram outro nível de preparação.

Outra nota de destaque nas eleições de ontem vai para o bom desempenho da Polícia da República de Moçambique (PRM), que em diversos momentos foi chamada a intervir para debelar potenciais focos de agitação. Aliás, foi esse empenho da Polícia, sobretudo de sensibilização, que evitou a ocorrência de grandes concentrações de cidadãos próximo das assembleias, alegadamente para vigiar os votos, tal como aconteceu nos pleitos anteriores.

Pormenores sobre o processo de votação nas páginas desta edição.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction