O Presidente da República, Filipe Nyusi, desafia o antigo Secretário Executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Tomaz Salomão, a partilhar mais das suas experiências e vivências, de modo a contribuir para que a sociedade não cometa o mesmo tipo de erros.

Falando ontem no lançamento do livro intitulado “Memórias ao Serviço da SADC”, da autoria de Tomaz Salomão, Nyusi classificou a obra como um chamamento para que todos dêem o seu contributo na construção de uma comunidade regional sólida e estável, rumo ao desenvolvimento e bem-estar dos povos.

“Por causa das suas responsabilidades, ética e deontologia, vê-se no livro que há coisas que o autor não pretende dizer agora e cria-nos curiosidade. É melhor dizer porque só vai contribuir para que evitemos cometer os mesmos erros”, destacou.

Filipe Nyusi recordou os momentos de trabalho que partilhou com Tomaz Salomão, quando este era Ministro dos Transportes e Comunicações, destacando que foi nesse período que conseguiu notar que, como economista, Salomão sempre se preocupou com o pulsar dos mercados e da economia.

Os dois voltaram a coincidir quando Tomaz Salomão era Secretário Executivo da SADC e Filipe Nyusi ocupava o cargo de Ministro da Defesa Nacional. “Lembro quando dos momentos em que Moçambique presidia a Troika da SADC. Na área de Defesa e Segurança havia muitos desafios, sobretudo no Zimbabwe e Madagáscar”, recordou.

“Tenho na memória o momento em que conseguimos gerir a situação do Zimbabwe e o papel do Secretário-Geral foi fundamental, porque tinha que se deslocar sempre para tentar convencer as partes envolvidas”, sustentou Nyusi.

O livro, prefaciado pelo antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, é uma viagem aos oito anos de experiências de Tomaz Salomão na direcção do Secretariado Executivo da SADC.

No prefácio, Chissano destaca que o livro traz uma narrativa emocionante que capta episódios da génese da SADC, passando pela sua transformação de Conferência de Coordenação para a Comunidade, que hoje ela é.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction