Imprimir
Categoria: Caderno Cultural
Visualizações: 2919

A PEÇA teatral “Chapa-100 – My Love”, do grupo Mutumbela Gogo, estará em cartaz na sexta-feira, sábado e domingo, no Teatro Avenida.

 “Chapa-100 – My Love” retrata as peripécias do dia-a-dia do sistema de transportes na capital do país, sobretudo dos operadores privados.

A peça conta a história de dois personagens, Quito e Titos, motorista e cobrador, que trabalham num transporte semicolectivo onde passam a maior parte do seu tempo enfrentando uma série de constrangimentos.

Encenada por Manuela Soeiro, a peça do Mutumbela Gogo também retrata a situação vivida pelos passageiros dos “chapas”, contando com a participação de actores como Jorge Vaz, Horácio Mazuze, Dalila Figueiredo, Flávia Mabote, Samuel Mhamatane, Tonecas Xavier e Nilma.

DEBATE-SE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL

TERMINA hoje, em Maputo, o seminário sobre a protecção do Património Cultural Imóvel organizado pelo Ministério da Cultura e Turismo, em parceria com a Embaixada do Reino da Espanha.

A iniciativa tem como objectivo harmonizar documentos normativos, à luz da Lei 10/88, de 22 de Dezembro, sobre a Protecção do Património Cultural, visando o desenvolvimento da proposta do modelo de gestão do património cultural imóvel, a ser usado em Moçambique.

O evento é realizado tendo em consideração a necessidade de tornar eficaz e eficiente a legislação sobre a protecção do património cultural e sua consolidação, para o uso adequado do património cultural. Assim, será estabelecido um debate aprofundado, que irá permitir uma colaboração conjunta intersectorial mais sólida à volta da problemática da gestão do Património Cultural Imóvel.

JÚLIA MWITO E BOB LEE NO “XIMA” 

OS músicos Júlia Mwito e Bob Lee são os artistas convidados para sexta-feira e sábado no espaço artístico Xima Bar.  

Na sexta-feira, a partir das 21.00, a noite estará reservada à cantora Júlia Mwito, uma das mais expressivas vozes da música ligeira moçambicana, com carreira iniciada na década de 1990. Já no sábado, à mesma hora, apresenta-se no palco do “Xima” o músico Bob Lee.

VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO “NOS LANGUES, NOS PAYSAGES”

NA companhia de Nicolas Rodot, as crianças vão visitar, no sábado, a exposição alusiva à francofonia e de forma lúdica vão interpretar as obras expostas na galeria do Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM).

O programa está integrado no programa “Os Sábados das Crianças”, um encontro de contos de histórias em francês e português para crianças de 3 a 6 anos que tem lugar aos sábados a partir das 10.30 horas, com os petizes a fazerem-se acompanhar pelos seus pais ou outros acompanhantes.

BANDA KAKANA LANÇA DISCO “POR SER MENINA”

A LUTA pelos direitos da criança inspirou a banda Kakana para a produção do seu novo álbum: “Por Ser Menina”, lançado na passada sexta feira, no Museu da História Natural. O disco reúne seis músicas com temas ligados aos direitos da criança.

Brincar, estudar, decidir o seu futuro são direitos abandonados pelas crianças, meninas, que cedo trocam a caneta pelos afazeres do lar. Os temas do álbum também estão ligados aos casamentos prematuros e outros aspectos relacionados com a rapariga

Refira-se que “Por Ser Menina” tem o financiamento da Plan International, uma organização sem fins lucrativos a operar em Moçambique desde 2006.