Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A companhia britânica Savannah Resources apurou a existência de areias pesadas de "classe mundial" no distrito de Jangamo, província de Inhambane, e vai realizar testes adicionais para arrancar "rapidamente" com a exploração, informou a empresa.

As areias pesadas permitem a extracção de metais como ilmenite, rútilo e zircão, usados em várias indústrias tecnológicas, incluindo o sector aeronâutico e das telecomunicações.

Em comunicado de Imprensa divulgado esta semana, a Savannah Resources anuncia que a pesquisa de testes magnéticos terrestres dos depósitos de areias pesadas de Jangamo, na província de Inhambane, produziu resultados positivos.

A companhia adianta que projecta fazer a detecção do sinal geofísico do depósito, usando uma plataforma aérea, por forma a avançar rapidamente com a exploração das areias pesadas, a um baixo custo.

"Esta operação, que será realizada ao longo dos 180 quilómetros quadrados da área concessionada, vai definir a extensão do sistema de areias pesadas", refere a Savannah Resources em comunicado citado pela agência Lusa.

Segundo o director executivo da firma britânica, David Archer, citado na nota de Imprensa, "o sucesso do programa de testes magnéticos terrestres é muito importante para a rapidez e custos do programa de exploração do projecto de Jangamo".

Refira-se que este é mais um depósito de areias pesadas descoberto em Moçambique. Para além de Jangamo, existem reservas em Chibuto e Moma, sendo que estás últimas já estão em exploração pela Kenmare.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction