Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A PETROQUÍMICA Sasol, que opera em Moçambique na pesquisa, exploração e comercialização de gás natural, anunciou recentemente em Inhambane que vai contribuir nos próximos dez anos no tesouro nacional com um montante no valor de 3.5 biliões de dólares norte-americanos em diferentes linhas das suas operações no país.

De acordo com o director desta multinacional, Mateus Zimba, o dinheiro será colectado em diferentes impostos corporativos e “royalties” durante a implementação de vários projectos.

Nos últimos dez anos, segundo Mateus Zimba, a SASOL teve uma contribuição directa acumulada para o tesouro de Moçambique de 616 milhões de dólares em impostos e outras operações.

Mateus Zimba, que falava durante os trabalhos da XII sessão ordinária do Governo da Província de Inhambane, anunciou o pacote dos projectos previstos para os próximos anos, destacando, no entanto, os esforços em curso desde 2003, período em que iniciaram as pesquisas na Bacia de Inhassoro para exploração de petróleo naquela região.

Dados avançados na oportunidade indicam que a perfuração de avaliação realizada entre 2003 e 2007 levou à descoberta de petróleo leve nos horizontes de Lower Grudja-6 (G6) e Lower Grudja-10 (G10), dentro dos limites da área licenciada do PSA.

De referir que a multinacional Sasol Petroleum International inaugurou um  projecto de expansão da central de processamento de gás natural de Pande e Temane, na província de Inhambane, que vai permitir o aumento da sua capacidade de produção e processamento, passando dos actuais 120 para 183 milhões de Gigajoules por ano.

Dos 63 milhões de Gigajoules adicionais resultantes da expansão, 27 serão destinados ao mercado moçambicano, mesma quantidade terá como destino a África do Sul, enquanto os remanescentes 9 milhões representam  “royalties” alocados ao Governo (taxa que a Sasol irá pagar em gás ao Executivo pela exploração do recurso).

A expansão do empreendimento, cujos investimentos estão orçados em 220 milhões de dólares norte-americanos, irá permitir uma maior disponibilização de gás para o consumo local, incluindo para a construção e operação de uma rede de distribuição de gás natural na cidade de Maputo e no distrito de Marracuene e a viabilização da construção de centrais eléctricas em Chókwè e Ressano Garcia.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction