Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

VÁRIOS confrontos das forças Taliban no Afeganistão registados de domingo até a manhã de ontem fizeram cerca de meia centena de mortos disseram fontes oficiais à Associated Press (AP). Pelo menos 13 pessoas morreram e 15 ficaram feridas na sequência de um ataque contra um posto de controlo no distrito de Dashti Archi na província de Kunduz, no norte do país. Na província de Zawjan, igualmente no norte, confrontos armados provocaram a morte a oito polícias e a sete membros das forças Taliban no distrito de Khamyab. Estes dois ataques foram reivindicados pelos Taliban. Entretanto, um novo ataque registado ontem de manhã na província de Samang provocou a morte a 14 elementos das milícias pró governamentais.

Comments

A ONU pediu domingo que o Egipto suspenda a decisão que condena 75 pessoas à morte, entre elas proeminentes líderes da proscrita Irmandade Muçulmana. "Espero que o Tribunal de Apelação egípcio reveja o seu veredicto de maneira que os princípios internacionais de justiça sejam respeitados", declarou a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, num comunicado, que classifica o veredicto como "injusto". A sentença, apresentada sábado, 8 de Setembro, concluiu o julgamento em massa de cerca de 700 pessoas acusadas de crimes, incluindo assassinatos e incitação à violência durante o protesto da Irmandade Muçulmana na praça Rabaa Adawiya, no Cairo, em 2013.

Comments

A GUERRILHA colombiana do Exército de Libertação Nacional (ELN) considerou domingo inaceitáveis as condições apresentadas pelo Presidente da Colômbia para retomar as negociações de paz, e acusou Ivan Duque de pôr fim ao processo. Depois de suceder, em 7 de Agosto, a Juan Manuel Santos, Duque estabeleceu um prazo de um mês para se pronunciar sobre as negociações com o ELN, a decorrer em Cuba. O prazo terminou na sexta-feira, 7 de Setembro. Além de impor condições “inaceitáveis”, Duque recusa reconhecer os acordos alcançados durante a presidência do antecessor. O ELN é considerado o último grupo rebelde do país, depois do desarmamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), transformadas em partido político, na sequência do histórico acordo de paz assinado no final de 2016.

Comments

AS legislativas de domingo na Suécia produziram um “empate” entre a esquerda e a direita, abrindo um período de incerteza política quanto a quem vai governar o país, e com quem, que pode prolongar-se por várias semanas. Resultados provisórios apontavam ontem para que o bloco da esquerda - que junta sociais-democratas, esquerda e ambientalistas - tenha obtido 40,6% dos assentos e a Aliança de direita, na oposição, 40,2%, deixando os dois adversários tradicionais aquém da maioria necessária para formar governo. Ao mesmo tempo, a extrema-direita dos Democratas Suecos afirmou-se como terceira força política, tendo obtido quase 18% dos votos. Os resultados finais devem ser divulgados mais para o final da semana.

Comments

A RÚSSIA dá início hoje às maiores manobras militares da sua história, que envolvem perto de 300.000 homens e todos os ramos das Forças Armadas, bem como unidades da China e da Mongólia. Os exercícios, designados Vostok 2018, decorrem de hoje até o próximo dia 17 na Sibéria Oriental e no Extremo Oriente russo. As manobras decorrem num contexto de grandes tensões entre a Rússia e o Ocidente. Segundo o especialista militar russo Pavel Felguengauer, as manobras “não são tanto um sinal, uma mensagem, mas mais uma preparação para uma guerra real em grande escala”. A opinião é partilhada pela NATO, que considera que Vostok 2018 “demonstra que a Rússia se está a concentrar no treino para um conflito em grande escala”.

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction