Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O GOVERNO da Guiné-Bissau decidiu prolongar, por mais 15 dias, o recenseamento eleitoral, que devia ter terminado ontem, para as eleições legislativas, ainda sem data marcada. A decisão, tornada pública através de um comunicado, visa conferir ao recenseamento um nível de participação mais aceitável para garantir um processo mais justo e transparente. As legislativas estavam marcadas para 18 de Novembro, mas dificuldades técnicas e financeiras levaram a atrasos no início do recenseamento, que acabou por ter de ser prolongado para além da data prevista para as eleições. O Presidente guineense, José Mário Vaz, anunciou já que só marcará a nova data das legislativas após a conclusão do recenseamento.

Comments

O ANTIGO ministro das Finanças sul-africano, Pravin Gordhan, acusou ontem, em Joanesburgo, o antigo Governo de Jacob Zuma de ter permitido a corrupção no país. Pravi Gordhan, que falava perante uma comissão de inquérito especial, disse que em 2017, o Governo de Jacob Zuma “foi manipulado e abusado para o benefício de algumas famílias. Considerando-se “um membro involuntário” do Governo de Zuma, Pravin Gordhan frisou que o então Presidente da África do Sul “permitiu um clima de impunidade para favorecer a corrupção”. Sem mencionar nomes, Pravin Gordhan aludiu ao facto de Zuma, forçado a renunciar à Presidência em Fevereiro, que ocupou de 2009 a 2018, ter alegadamente concedido contractos públicos lucrativos e vantagens indevidas a família Gupta. Actualmente a exercer o cargo de ministro das Empresas Públicas, Pravin Gordhan referiu que o desvio de verbas do erário público na parte final daquele período foi de seis mil milhões de euros.

Comments

O NÚMERO de “presos políticos” na Nicarágua subiu para 602 desde o início da convulsão social de 18 de Abril, que causou centenas de mortos em protestos contra o Presidente Daniel Ortega, anunciou segunda-feira o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos. O Governo da Nicarágua, que não reconhece a existência de "presos políticos", informou há algumas semanas que foram detidas 273 pessoas, que classifica como “terroristas, golpistas ou delinquentes comuns”. A crise que se vive na Nicarágua desde Abril passado causou entre 325 e 535 mortos.

Comments

A COMPANHIA aérea polaca LOT pediu aos passageiros, que esperavam no aeroporto de Beijing para embarcar num voo para Varsóvia, que pagassem trabalhos de reparação no avião, informou ontem o portal de notícias chinês Caixin. Os empregados da LOT recolheram cerca de 2.500 yuan (315 euros), entre os passageiros, após o mecânico exigir o pagamento em dinheiro, para reparar a bomba hidráulica do avião. Os trabalhos de reparação demoraram dez horas e a LOT devolveu o dinheiro aos passageiros, após aterrarem na Polónia. O porta-voz da companhia aérea, Adrian Kubicki, culpou o representante da empresa, em Beijing, por não ter levado cartão de crédito ou dinheiro. O voo da LOT, desde Beijing, tem uma frequência de três vezes por semana, num Boeing 787 Dreamliner.

Comments

O INCÊNDIO de grandes dimensões que deflagrou a 8 de Novembro na Califórnia provocou pelo menos 79 mortos e cerca de 700 desaparecidos neste Estado norte-americano, segundo o último balanço das autoridades do condado de Butte. O anterior balanço do incêndio mais mortífero e destruidor da história da Califórnia apontava para 77 mortos e 993 desaparecidos. Os bombeiros que lutam contra as chamas há quase duas semanas informaram ontem que esperam ter o fogo completamente controlado até ao final deste mês, num momento em que 70 por cento do incêndio está contido.

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction