O autarca da Beira, Daviz Simango, convidou ontem, a Rainha da Espanha, Letizia Ortiz, a abraçar o projecto de reconstrução daquela cidade severamente destruída pelo ciclone Idai, há um mês e meio.

Simango, que falou após a audiência com a rainha, momentos depois da sua chegada à cidade da Beira, em Sofala, pediu que os reis espanhóis se juntassem na mobilização de fundos junto da União Europeia (UE) e no mundo para “reerguer e reconstruir a cidade”.

“Esperamos que o reino da Espanha possa participar com vivacidade e possa mobilizar os recursos de que a Beira precisa para reconstruir aquilo que foi destruído pelo ciclone”, disse Daviz Simango, adiantando que foi apresentado à Rainha o panorama de destruição de áreas cruciais para a província e cidade.

Segundo o autarca, Beira precisa fazer obras de protecção costeira, estradas, hospitais e escolas severamente atingidos pelo ciclone, além do apoio ao sector privado, pelos danos que sofreu.

“Imagine a cidade da Beira, com mais de 112 anos: tudo foi destruído em pouco tempo, os recursos que nós temos são escassos, há que naturalmente convidar parceiros nacionais e internacionais para reerguermos e construirmos a nossa cidade”, reiterou Daviz Simango, citado pela Lusa.

O autarca lembrou, contudo, que Espanha enviou para Beira, após a cidade ser abatida pelo ciclone, várias missões, sobretudo nas áreas da saúde e protecção civil, reconhecendo que é importante que se possa “avaliar, monitorar e compreender” os rastos da destruição.

A cidade da Beira adiou para 29 a 31 de Maio a conferência internacional de investidores, uma iniciativa do governo e do município, inicialmente marcada para finais de Abril, para impulsionar a reconstrução e a economia.

“Neste momento já terminámos os levantamentos das necessidades de reconstrução”, precisou Daviz Simango, defendendo a criação urgente de “uma linha de apoio” para a comunidade empresarial na Beira, para evitar o risco de aumento de desemprego, com consequências no aumento de vícios e crimes violentos.

Pela parte moçambicana, para além de outros quadros, a Rainha Letizia era acompanhada pela Ministra da Saúde, Nazira Abdula, enquanto a delegação espanhola integrava o Secretário de Estado da Cooperação Internacional e para Iberoamérica e Caribe, Juan Pablo de Laiglesia, e a directora de Cooperação com África e Ásia da Agência Espanhola de Cooperação Internacional, Cristina Díaz.

Após as boas-vindas, no Aeroporto Internacional da Beira, a Rainha seguiu para Dondo, onde visitou a primeira missão da Equipa Técnica Espanhola de Ajuda e Resposta a Emergências (STAR), que instalou um hospital de campanha do tamanho de um campo de futebol na região sinistrada.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction