Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

UM monumento alusivo ao massacre de Inhaminga vai ser construído, em breve, nesta região do distrito de Cheringoma, na província central de Sofala. O anúnciofoi feito ...

sexta, 22 junho 2018
Leia +

Economia

A Electricidade de Moçambique (EDM) investiu 5 milhões de dólares na aquisição de um transformador de 200 Megawatts visando reforçar a potência de ...

quinta, 21 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

A Croácia tornou-se na noite de ontem na quarta selecção a garantir presença nos oitavos-de-final do “Mundial” de futebol que decorre na Rússia, ...

quinta, 21 junho 2018
Leia +

Nacional

O investigador Fernando Jorge Cardoso defendeu ontem que os ataques contra civis no norte de Moçambique são financiados por "radicais islâmicos", com o objectivo de ...

sexta, 22 junho 2018
Leia +

A PRESIDENTE da Assembleia da República (AR), Verónica Macamo Dlhovo, defendeu ontem, em Midrand, República da África do Sul, que a Estratégia de Educação da União Africana deve alicerçar-se nos valores da paz, harmonia, justiça social, respeito pela vida humana, amor ao próximo e igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Intervindo durante o debate do Relatório sobre a Política de Educação da União Africana, a Presidente da AR referiu que para lograr uma educação de qualidade no continente é importante investir na formação de professores, nas infra-estruturas e na melhoria das condições do processo de ensino e aprendizagem.

“Precisamos de investir nas escolas e garantir que o ambiente seja mais sadio e motivador para os nossos estudantes evitando, deste modo, as elevadas taxas de abandono escolar, em particular da rapariga, que sofre inúmeras pressões sociais”, indicou Macamo.

Para o caso de Moçambique, a Presidente da AR fez saber que o Governo e outras forças vivas da sociedade civil estão a envidar esforços na área da educação.

“Com efeito, mais de sete milhões de crianças e jovens, representando pouco mais de um terço da população moçambicana, frequentam os diferentes níveis de ensino”, revelou a Presidente da AR, tendo acrescentado que “as questões de equidade do género têm merecido uma atenção especial”, explicou Verónica Macamo.

Na ocasião, a Presidente da AR revelou, ainda, que em Moçambique o ensino é gratuito nas primeiras sete classes e, igualmente, gratuita a distribuição do livro escolar nesses níveis.

Verónica Macamo referiu, por outro lado, que o futuro do continente, e do seu povo, depende da educação e apelou para que a própria África disponibilize mais recursos para educação, para que as gerações vindouras tenham um futuro risonho.

Ainda na Sessão Plenária de ontem, os membros do Parlamento Pan-Africano apreciaram os Relatórios dos “Workshops” sobre a Governação Electrónica e do Reforço dos Direitos das Mulheres de Acesso à Terra.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction