Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Opinião

Politica

O candidato classificado em segundo lugar nas eleições presidenciais da República Democrática do Congo (RDC), Martin Fayulu, apelou ontem a protestos em todo o ...

domingo, 20 janeiro 2019
Leia +

Nacional

Um juiz do tribunal de Macomia, em Cabo Delgado, confirmou, na sexta-feira, a detenção do jornalista  Amade Abubacar, anunciou fonte de uma das instituições de defesa ...

domingo, 20 janeiro 2019
Leia +

Autárquicas 2018

A VOTAÇÃO nas oito mesas cujos resultados foram anulados pelo Conselho Constitucional na autarquia de Marromeu, em Sofala, deverá ser repetida até ao dia 25 de Novembro ...

quinta, 15 novembro 2018
Leia +
Pub
SN

Desporto

O COSTA do Sol já vai no sétimo dia do estágio na África do Sul, mais concretamente na região de White Rivers, em Mpumalanga, e feito quatro jogos (duas ...

sábado, 19 janeiro 2019
Leia +

Economia

O BANCO Africano de Desenvolvimento (BAD) alerta que se Moçambique não reestruturar a dívida e restaurar a confiança dos investidores, vai aprofundar a crise ...

sábado, 19 janeiro 2019
Read more

Tecnologias

UMA aplicação móvel de gestão de exames de admissão à Universidade Pedagógica (UP), foi ontem lançada, em Maputo, por esta ...

sábado, 19 janeiro 2019
Leia +

BRIGADAS distritais do partido Frelimo escalam a partir de hoje todas as localidades da província de Maputo para a oficialização ao nível dos comités de círculo dos gabinetes de preparação do XI Congresso, a ter lugar de 26 de Setembro a 1 de Outubro de 2017, no município da Matola.

Na última quarta-feira foi concluida a constituição dos gabinetes nos oito distritos e na reunião do balanço realizada no comité provincial todos os militantes mostraram-se dispostos a se envolver em todas as etapas que vão contribuir para o sucesso da reunião máxima desta formação política.

O primeiro secretário do partido Frelimo na província de Maputo, Lote Maueia, disse no final do encontro que é bastante positivo o entusiasmo que caracterizou o processo e assegurou que estão criadas as condições para o envolvimento de toda a população nesta festa que, afinal, é de todo o povo moçambicano.

Disse que os quadros e militantes do partido estão em prontidão para avançar hoje aos comités de zona que deverão trabalhar no sentido de criar condições para a discussão de todos os pontos propostos e participar nas eleições locais até à realização da reunião provincial de quadros.

Para ele foi um momento de festa em todos os locais e a população ficou entusiasmada, a OMM, OJM, ACLLN e outras organizações do partido e da sociedade civil saudaram durante todo o processo as acções do Governo  e contribuiram com ideias para traçar as linhas de desenvolvimento do país.

Na sua opinião, a participação não se circunscreve apenas aos membros e simpatizantes da Frelimo, mas sim a todos os cidadão que poderão dar a sua contribuição nas reuniões populares, onde vão deixar as suas ideias sobre as teses ao congresso e ajudar a desenhar o programa do partido, pois a Frelimo se inspira nas ideias do povo.

Sobre a situação actual da fome que caratceriza algumas zonas da província de Maputo, Lote Maueia disse que o povo nunca se deixou abalar pelas circunstâncias da natureza e sempre soube aproveitar as oportunidades que a própria natureza oferece.

“As caracteristicas agro-ecológicas da província de Maputo apontam a agricultura como um dos caminhos para aliviar a população da fome devido à seca, mas temos também condições para o turismo em Matutuine, Marracuene, Manhiça e Magude e a população quer a expanção de infra-estruturas como estradas, escolas, energia e outros elementos catalizadores do desenvolvimento. Sentimos que a população reconhece que a Frelimo adopta mecanismos de participação e criação de conmdições para o povo”, disse Maueia, acrescentando que em todos os distritos há um engajamento da população que está a aproveitar as zonas baixas e a humidade das últimas chuvas para lançar as sementes.

Na sua avaliação, há promessas de que dentro dos próximos tempos a situação da fome que afecta muitas comunidades em consequência da seca poderá ser minimizado, pois é notório o evnolvimento dos camponeses que já estão a produzir milho, batata-doce, abóbora e hortícolas nas zonas de rega.

 

ISAIAS MUTHIMBA

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction