Opinião

Politica

  O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Francisco Ribeiro Telles, inicia hoje uma visita de cinco dias a ...

terça, 18 junho 2019
Leia +

Nacional

O ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino de Marrule, desafia o sector agrário a resolver os problemas que afectam a comercialização agrária e o ...

terça, 18 junho 2019
Leia +

Desporto

A POLITÉCNICA e o Ferroviário vão esta noite (18:15horas), no pavilhão do Maxaquene, ao terceiro jogo do “play-off” da final do Campeonato de Basquetebol da ...

terça, 18 junho 2019
Leia +

Beira

O Banco Mundial aprovou, sexta-feira, uma doação financeira da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), no valor de 75 milhões de dólares da sua ...

terça, 18 junho 2019
Leia +
Pub
SN

Economia

As relações comerciais entre China e Moçambique situaram-se em 783 milhões de dólares norte-americanos nos primeiros quatro meses deste ano, representando um ...

terça, 18 junho 2019
Read more

Tecnologias

  A Sociedade Aberta (SA) lançou ontem, em Maputo, um modelo de aulas abertas no formato virtual, que tem por objectivo criar espaço para debate de ideias nos diversos ...

terça, 18 junho 2019
Leia +

BRIGADAS distritais do partido Frelimo escalam a partir de hoje todas as localidades da província de Maputo para a oficialização ao nível dos comités de círculo dos gabinetes de preparação do XI Congresso, a ter lugar de 26 de Setembro a 1 de Outubro de 2017, no município da Matola.

Na última quarta-feira foi concluida a constituição dos gabinetes nos oito distritos e na reunião do balanço realizada no comité provincial todos os militantes mostraram-se dispostos a se envolver em todas as etapas que vão contribuir para o sucesso da reunião máxima desta formação política.

O primeiro secretário do partido Frelimo na província de Maputo, Lote Maueia, disse no final do encontro que é bastante positivo o entusiasmo que caracterizou o processo e assegurou que estão criadas as condições para o envolvimento de toda a população nesta festa que, afinal, é de todo o povo moçambicano.

Disse que os quadros e militantes do partido estão em prontidão para avançar hoje aos comités de zona que deverão trabalhar no sentido de criar condições para a discussão de todos os pontos propostos e participar nas eleições locais até à realização da reunião provincial de quadros.

Para ele foi um momento de festa em todos os locais e a população ficou entusiasmada, a OMM, OJM, ACLLN e outras organizações do partido e da sociedade civil saudaram durante todo o processo as acções do Governo  e contribuiram com ideias para traçar as linhas de desenvolvimento do país.

Na sua opinião, a participação não se circunscreve apenas aos membros e simpatizantes da Frelimo, mas sim a todos os cidadão que poderão dar a sua contribuição nas reuniões populares, onde vão deixar as suas ideias sobre as teses ao congresso e ajudar a desenhar o programa do partido, pois a Frelimo se inspira nas ideias do povo.

Sobre a situação actual da fome que caratceriza algumas zonas da província de Maputo, Lote Maueia disse que o povo nunca se deixou abalar pelas circunstâncias da natureza e sempre soube aproveitar as oportunidades que a própria natureza oferece.

“As caracteristicas agro-ecológicas da província de Maputo apontam a agricultura como um dos caminhos para aliviar a população da fome devido à seca, mas temos também condições para o turismo em Matutuine, Marracuene, Manhiça e Magude e a população quer a expanção de infra-estruturas como estradas, escolas, energia e outros elementos catalizadores do desenvolvimento. Sentimos que a população reconhece que a Frelimo adopta mecanismos de participação e criação de conmdições para o povo”, disse Maueia, acrescentando que em todos os distritos há um engajamento da população que está a aproveitar as zonas baixas e a humidade das últimas chuvas para lançar as sementes.

Na sua avaliação, há promessas de que dentro dos próximos tempos a situação da fome que afecta muitas comunidades em consequência da seca poderá ser minimizado, pois é notório o evnolvimento dos camponeses que já estão a produzir milho, batata-doce, abóbora e hortícolas nas zonas de rega.

 

ISAIAS MUTHIMBA

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction