Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Opinião

Politica

O Conselho Constitucional (CC) recomendou, esta semana, a necessidade urgente de se sistematizar e uniformizar a legislação eleitoral dispersa num código eleitoral, com vista a ...

sexta, 16 novembro 2018
Leia +

Nacional

Pouco mais de três milhões de meticais é o montante necessário para a montagem de uma unidade de produção semi-industrial de sabão, na base do ...

sexta, 16 novembro 2018
Leia +

Autárquicas 2018

O CONSELHO Constitucional (CC) validou hoje os resultados das eleições de 10 de Outubro em 52 conselhos autárquicos do país e anulou os de Marromeu, na província de ...

quarta, 14 novembro 2018
Leia +
Pub
SN

Desporto

A SELECÇÃO Nacional de Futebol está obrigada a vencer amanhã a Zâmbia, para continuar a alimentar esperanças de participar no CAN-2019, agendado para ...

sexta, 16 novembro 2018
Leia +

Economia

Mais de trinta representantes das empresas concessionárias da área de algodão no país encontram-se esta semana a participar, na cidade de Nampula, num seminário de ...

sexta, 16 novembro 2018
Read more

Tecnologias

O país precisa de mais médicos especializados na área de urologia para responder aos desafios impostos pelas doenças deste fórum e que constituem um grande peso ...

sexta, 16 novembro 2018
Leia +

BRIGADAS distritais do partido Frelimo escalam a partir de hoje todas as localidades da província de Maputo para a oficialização ao nível dos comités de círculo dos gabinetes de preparação do XI Congresso, a ter lugar de 26 de Setembro a 1 de Outubro de 2017, no município da Matola.

Na última quarta-feira foi concluida a constituição dos gabinetes nos oito distritos e na reunião do balanço realizada no comité provincial todos os militantes mostraram-se dispostos a se envolver em todas as etapas que vão contribuir para o sucesso da reunião máxima desta formação política.

O primeiro secretário do partido Frelimo na província de Maputo, Lote Maueia, disse no final do encontro que é bastante positivo o entusiasmo que caracterizou o processo e assegurou que estão criadas as condições para o envolvimento de toda a população nesta festa que, afinal, é de todo o povo moçambicano.

Disse que os quadros e militantes do partido estão em prontidão para avançar hoje aos comités de zona que deverão trabalhar no sentido de criar condições para a discussão de todos os pontos propostos e participar nas eleições locais até à realização da reunião provincial de quadros.

Para ele foi um momento de festa em todos os locais e a população ficou entusiasmada, a OMM, OJM, ACLLN e outras organizações do partido e da sociedade civil saudaram durante todo o processo as acções do Governo  e contribuiram com ideias para traçar as linhas de desenvolvimento do país.

Na sua opinião, a participação não se circunscreve apenas aos membros e simpatizantes da Frelimo, mas sim a todos os cidadão que poderão dar a sua contribuição nas reuniões populares, onde vão deixar as suas ideias sobre as teses ao congresso e ajudar a desenhar o programa do partido, pois a Frelimo se inspira nas ideias do povo.

Sobre a situação actual da fome que caratceriza algumas zonas da província de Maputo, Lote Maueia disse que o povo nunca se deixou abalar pelas circunstâncias da natureza e sempre soube aproveitar as oportunidades que a própria natureza oferece.

“As caracteristicas agro-ecológicas da província de Maputo apontam a agricultura como um dos caminhos para aliviar a população da fome devido à seca, mas temos também condições para o turismo em Matutuine, Marracuene, Manhiça e Magude e a população quer a expanção de infra-estruturas como estradas, escolas, energia e outros elementos catalizadores do desenvolvimento. Sentimos que a população reconhece que a Frelimo adopta mecanismos de participação e criação de conmdições para o povo”, disse Maueia, acrescentando que em todos os distritos há um engajamento da população que está a aproveitar as zonas baixas e a humidade das últimas chuvas para lançar as sementes.

Na sua avaliação, há promessas de que dentro dos próximos tempos a situação da fome que afecta muitas comunidades em consequência da seca poderá ser minimizado, pois é notório o evnolvimento dos camponeses que já estão a produzir milho, batata-doce, abóbora e hortícolas nas zonas de rega.

 

ISAIAS MUTHIMBA

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction