Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A VEDAÇÃO da lixeira de Hulene, na cidade de Maputo, desabou recentemente e os resíduos sólidos depositados no local já estão a invadir a Julius Nyerere, ameaçando a circulação de viaturas e peões.

Apurámos que o muro desabou devido à pressão exercida pelo lixo que aumentou nos dias de chuva, período em que é difícil ser gerido no interior da lixeira. Actualmente, os contentores transportados em camiões são descarregados no exterior do recinto, fazendo com que o troço da avenida Julius Nyerere que passa em frente da lixeira corra o risco de ser “engolido” pelo lixo.

A situação faz com que aumente o congestionamento do tráfego durante praticamente todo dia.

Mais máquinas foram mobilizadas pela autarquia para auxiliar no manuseamento do lixo no interior do espaço, o que passa pela reabertura de corredores para a passagem e manobras de camiões.

Entretanto, até ao fim da manhã de ontem os acessos continuavam obstruídos, numa altura em que camiões de transporte de resíduos sólidos, idos dos vários pontos da cidade de Maputo, continuavam a chegar com contentores de lixo.

João Mucavele, director municipal de Salubridade, disse, a propósito, ao “Notícias” que a sua instituição está ainda a organizar-se para repor com emergência a vedação, enquanto se aguarda por uma solução definitiva, inserida no projecto de encerramento daquela lixeira, já em concurso público internacional.

Acrescentou que o desabamento do muro está associado aos demais estragos causados pelas chuvas que caíram nos últimos tempos em todo o país.

Contudo, é dado adquirido que há anos em que a vedação daquela lixeira ameaçava ruir em alguns pontos, tendo a edilidade feito intervenções que foram pouco consistentes. 

O director Mucavele explicou que o concurso público internacional com vista ao encerramento da lixeira de Hulene prevê três fases para o efeito.

A primeira consiste na identificação de uma entidade que se vai responsabilizar pelo encerramento, o que inclui a vedação do espaço e criação de mecanismos para evitar a contínua poluição do meio pelos resíduos sólidos.

A segunda visa a contratação de uma firma para gerir transitoriamente a lixeira enquanto se constrói o Aterro Sanitário de Matlemele.

Após este processo, dever-se-á seleccionar a organização que explorará comercialmente todos os recursos gerados no local, incluindo o gás que se acredita seja possível produzir a partir do lixo.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction