Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O MERCADO Xipamanine, um dos mais emblemáticos da cidade de Maputo, poderá ser requalificado, passando a ter infra-estruturas modernas que acolherão novos serviços, com vista a melhorar a actividade comercial.

Avaliado em cerca de 90 milhões de dólares norte-americanos, o projecto prevê a construção de mais de oito mil bancas modernas, lojas diversas, silos, instituições bancárias, instalação de serviços, para além da abertura e pavimentação de vias de acesso.

Com efeito, um grupo de técnicos da Faculdade de Arquitectura da Universidade Eduardo Modlane (UEM) apresentou ontem o projecto do futuro Xipamanine, um trabalho que vinha sendo feito desde 2012.

Serão igualmente reabilitadas e modernizadas as áreas que acolhem a parte formal e informal do mercado de Xipamanine e ainda a requalificação da zona à volta.

Os arquitectos explicaram que para facilitar a materialização do projecto será construído um mercado provisório para acomodar os vendedores do mercado, enquanto decorrerem as obras que serão executadas em quatro fases.

Segundo Orlanda Fonseca, vereadora de Mercados de Feiras no Conselho Municipal de Maputo, a ideia é criar uma nova imagem no mercado e arredores, de modo a propiciar maior comodidade aos vendedores e compradores.

“Hoje, a UEM, através da Faculdade de Arquitectura, está a apresentar o projecto e nós, como município, vamos dar contribuições para depois fazermos uma auscultação pública no mercado Xipamanine e arredores”, disse da Fonseca.

A fonte acrescentou que o novo mercado vai acomodar todos os vendedores, incluindo os que neste momento estão a desenvolver a sua actividade no informal, para pôr termo à desordem naquele espaço.

Orlanda da Fonseca disse que para a materialização deste sonho o município vai recorrer à  parceria público-privada para buscar financiamentos.

A concretizar-se o projecto, os vendedores e compradores de Xipamanine sentir-se-ão confortáveis, contrariando o actual cenário em que a actividade comercial é feita de forma desordenada e, nalguns casos, sem condições higiénicas. Aliás, pretende-se também acabar com o problema de existirem, por exemplo, produtos como carne, peixe e outros frescos a serem vendidos no chão.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction