Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

CATORZE milhões de dólares norte-americanos estão a ser aplicados em acções de emergência no sector de água nas cidades de Maputo e Matola, na província de Maputo, devendo as duas urbes beneficiar de 46 novos furos, bem como da reactivação de 22 sistemas de abastecimento deste líquido.

Trata-se de um projecto do Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) que visa a abertura de furos e reparação de outros que já haviam deixado de funcionar há bastante tempo, nos bairros Laulane, Guava, Intaka e Infulene.

 Ilídio Cossa, chefe das operações no FIPAG, disse à Rádio Moçambique que as novas infra-estruturas vão fornecer cerca de 2600 metros cúbicos de água por hora, aliviando desta forma a pressão do sistema principal de Umbeluzi.

Segundo explicou, com a conclusão das obras de construção da conduta adutora da barragem de Corrumana e da estação de tratamento de Sábiè, no distrito da Moamba, que igualmente vão bombear água ao centro de distribuição da Machava, haverá um incremento de 60 mil metros cúbicos de água.

O chefe das Operações do FIPAG explicou, de acordo com a RM, que caso a cidade de Maputo seja auto-suficiente, a água servirá para o reforço da rede de distribuição da cidade da Matola, cujas fontes disponíveis fornecem, maioritariamente, água salobra.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction