Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

OS professores acusados de assédio sexual de alunas na Escola Secundária Eduardo Mondlane, em Maputo,estão a ser transferidos para outros estabelecimentos de ensino, depois de terem cumprido os dois meses de suspensão.

As 83 alunas que submeteram queixa encontram-se, deste modo, livres de possíveis represálias dos docentes, que a princípio tinham que voltar a ensinar-lhes.

Segundo Josina Muchanga, chefe do Departamento dos Recursos Humanos da Direcção Distrital de Educação debKaMavota, a expectativa é que os professores aproveitem a oportunidadepara se arrependereme que não voltem a cometer os mesmos erros, sobpena de expulsão.

Uma vez anunciada a transferência, um dos docentes envolvidos ainda tentou contestar junto da direcção distrital, que o terá dito que não havia mais nada a fazer senão acatar as ordens superiores.

“O professor veio contestar a sua transferência e não foi feliz porque, de acordo com as circunstâncias, pode ser colocado onde a direcção distrital achar. Estando envolvido num caso como este, não tem campo de manobra”, disse por seu turno Lucrécia Macamo, directora distrital.

São professores das disciplinas de Inglês, Física, Matemática e Química, de ambos ciclos, envolvidos em casos de assédio. Um dos docentes foi afecto à Escola Secundária Solidariedade, no bairro de Mavalane, e outrono Triunfo. Os outros ainda aguardam pela colocação.

“Ainda estamos à espera do relatório final da Inspecção da cidade. O mesmo vem acompanhado das medidas a serem tomadas, de acordo com cada caso. Ainda não podemos avançar com o futuro destes professores, mas o que posso dizer é que eles devem aproveitar a oportunidade para mudarem de comportamento, para o seu próprio bem”, disse Muchanga.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction