Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

As viagens no MetroBus, uma iniciativa privada que arranca em Dezembro próximo, na zona metropolitana de Maputo, vão custar 3500,00 meticais por mês, valor que contempla o uso diário dos autocarros e automotoras para a entrada e saída do centro da capital.

O acesso aos meios será unicamente através de um passe que poderá ser recarregado para o uso do sistema num dia, semana ou mês, de acordo com as necessidades e poderes de cada utente. Entretanto, a tarifa do passe mensal está fixada em 3500 para a fase de arranque do projecto.

A informação é avançada pela Fleetrail, entidade dona dos meios, que destaca que o MetroBus vem responder aos desafios de transporte de passageiros na zona metropolitana de Maputo, embaraçado por um frota diminuta de autocarros e intenso congestionamento rodoviário.

Amade Camal, director-geral da Fleetrail, disse que a ligação Baixa-Matola-Gare e vice-versa nas automotoras do projecto durará 20 minutos, enquanto o trajecto entre a cidade de Maputo e Matola levará apenas 15 minutos. Estas duas linhas constituem a primeira das três fases da iniciativa.

Nas etapas subsequentes, as automotoras e autocarros servirão, a partir de Junho, os cidadãos de Marracuene e vila de Boane, de modo que em Dezembro do próximo ano se avance para Goba, Ressano Garcia e Manhiça.

Questionado sobre se a tarifa mensal não é alta para a maioria dos possíveis utentes, Amade Camal explicou que o projecto foi desenhado para a classe média. A ideia é que se se tirar os milhares de carros turismos, que diariamente fazem filas longas da periferia para o centro da cidade e vice-versa, os “chapas” podem fluir melhor, transportando os cidadãos que não podem despender 3500,00MT para ligar as suas casas e os postos de trabalho num mês.

O projecto é composto por quatro automotoras com igual número de carruagens cada e 100 autocarros, sendo 63 de 50 lugares e 37 de 30 passageiros.

As automotoras, que vão circular todo o dia e não apenas nas horas de ponta como os comboios dos CFM, podem transportar até 1100 passageiros por viagem, de acordo com a empresa.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction