A travessia Maputo-KaTembe voltou a ser feita normalmente, desde a tarde de segunda-feira, após consensos alcançados entre os trabalhadores da empresa Transmarítma e o patronato, que poem termo à greve observada no mesmo dia.
Como parte dos acordos, os trabalhadores vão receber hoje os ordenados referentes a um mês, dos quatro em atraso. Já na próxima terça-feira será adicionado o valor referente a mais um mês, incluindo o 13º vencimento de 2017.
Fonte do sindicato da empresa adiantou ao “Notícias” que as restantes demandas que constam do caderno reivindicativo, podem ser satisfeitas até ao final da próxima semana.
Estas incluem o pagamento do incremento salarial do período 2009 a 2011, assim como a canalização dos descontos à Segurança Social, que correspondem a mais de um milhão de meticais.
Quanto aos retroactivos, referentes ao reajuste salarial feito em Abril de 2017, a empresa já desembolsou quatro meses. Os outros quatro serão cobertos pelo Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), até a próxima sexta-feira.