Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Cinco indivíduos de nacionalidade somali, com idades compreendidas entre 25 e 49 anos, foram detidos hoje,  e estão nas celas da 7ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique, na cidade de Maputo, indiciados de porte de documentos de identificação falsificados.

Os estrangeiros foram neutralizados numa residência localizada no bairro do Alto-Maé, na capital, onde supõe-se que se haviam deslocado para levantar documentos de identificação produzidos fraudulentamente por um nacional, que não foi possível detê-lo.

Segundo Leonel Muchina, porta-voz da Polícia da República de Moçambique, na cidade de Maputo, na residência em causa foram apreendidos diversos documentos produzidos ilicitamente.

A fonte disse que durante as buscas efectuadas à residência, foram encontrados e retirados 130 cópias de pedido de passaportes, 84 cartões de identificação de requerente de asilo, 120 fotografias do tipo passe, dois passaportes e ainda duas cartas de condução, todos de diferentes pessoas de origem estrangeira.

No entanto, dos 84 cartões de requerente de asilo falsificados, dois são de mesma pessoa, que também foi detida no local, e presume-se que um dos cartões possui erros de impressão, razão pela qual, foi repetida a sua produção, explicou Muchina.

Devido à quantidade de documentos encontrados no local, a Polícia suspeita que a residência era usada para a facilitação de documentos a indivíduos de nacionalidade estrangeira, esclareceu a fonte.

Neste contexto, a corporação está a trabalhar para a neutralização do suposto facilitador ou produtor de documentos falsos, para a sua responsabilização judicial, por produção ilícita de documentos para estrangeiros e por fomentar migração ilegal, aclarou o porta-voz.

As autoridades indiciam ainda o indivíduo de estar na origem da proliferação de documentos falsos nas mãos de estrangeiros no nosso país.

Um outro indivíduo de 36 anos de idade foi, igualmente, neutralizado no bairro de Malhazine, indiciado de furto em residências. O mesmo foi surpreendido na posse de quatro televisores e um relógio de parede retirados em residências, cuja segurança é precária, disse Muchina.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction