Chega amanhã à cidade da Beira um avião das Forças Aéreas Reais do Reino Unido, transportando mantimentos para ajudar as vítimas do ciclone “Idai” que fustigou o centro do país.

Um comunicado de imprensa emitido pelo Alto-Comissariado do Reino Unido em Maputo indica que o avião Atlas A400M transporta 20 toneladas de mantimentos para as vítimas do ciclone “Idai”.

O Ministro da Defesa britânico, Gavin Williamson, disse que “o Reino Unido está junto  às pessoas afectadas pela devastação do ciclone “Idai” durante este momento difícil”.

“Nossos parceiros em todo mundo podem contar com as nossas Forças Armadas para apoia-los nestes momentos de necessidade, motivo pelo qual estamos agora a enviar um avião das Forças Armadas para ajudar”.

Entretanto, uma missão da União Europeia  encontra-se desde a passada sexta-feira no nosso país para prestar apoio os afectados pelo ciclone “Idai”, em resposta a um pedido da República de Moçambique, para trabalhar durante 3 semanas.

A equipa de assistência da UE é composta por 10 membros da Equipa de Protecção Civil da UE (EUCPT), 2 agentes de ligação do Centro de Coordenação de Resposta a Emergências (ERCC) da Comissão Europeia e 1 especialista adicional em barragens, enviado pelo UNDAC  para apoiar e coordenar com as autoridades nacionais a  avaliação da situação de emergência, facilitar a coordenação da assistência recebida pelos estados membros participantes do EUCPM e reportar de volta ao ERCC, diariamente.

Vários estados membros enviaram assistência através do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia, entre os quais a Alemanha (módulo de purificação de água), Dinamarca (módulo de purificação de água), Luxemburgo (módulo de comunicação via satélite), Itália (equipa médica de emergência, tipo 2), Espanha (equipa médica de emergência tipo 2), Portugal (assistência em espécie, operação de salvamento às vítimas das cheias com recurso a barcos, módulo de resgate e socorro), Reino Unido (assistência em espécie) e França (assistência em espécie).

No total, os apoios reunidos representam mais de 60 000 itens de socorro e 7 módulos (equipas de especialistas com equipamentos), destacando-se a equipa médica italiana que  inclui 57 pessoas e a equipa médica espanhola 61 membros.

Comments

A Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) intensificou, desde o último fim-de-semana, o seu trabalho inspectivo na província de Sofala para evitar a especulação de preços de produtos, sobretudo de primeira necessidade.

Para a operacionalização da iniciativa, a INAE-Sede despachou uma equipa de inspectores àquela província para se juntar às brigadas da delegação local.

Segundo o porta-voz do INAE, Ali Mussa, que falava hoje, numa conferência de imprensa, em Maputo, o trabalho em curso visa garantir que os operadores económicos não vendam produtos acima do preço normal, alegando dificuldades de sua aquisição, devido aos efeitos do ciclone “Idai”, que fustigou aquela província.

Mussa informou, na ocasião, que desde o início do presente mês a esta parte (dia 21) a INAE inspeccionou 1179 unidades económicas e apreendeu diversos produtos fora do prazo, avaliados em 122 mil meticais, e que  constituíam, desta forma, um atentado à saúde pública.

No mesmo período, o porta-voz referiu que diferentes unidades económicas foram multadas e outras suspensas de exercer actividades, devido a várias irregularidades, tal como o caso de exercício do comércio sem licença, problemas de falta de higiene e limpeza, não fixação de preços, má conservação de produtos, entre outros factores.

Comments

ESTÁassegurada a provisão de alimentos nos centros de acomodação criados em diversos bairros da cidade da Beira, em Sofala, para acolher provisoriamente as vítimas da passagem do ciclone tropical Idai. Leia mais

Comments

A CIDADEda Beira pode registar casos de cólera nos próximos dias nas zonas afectadas pelo ciclone IDAI, segundo alerta lançado ontem pelo ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural. Leia mais

Comments

 

O HOSPITAL Central da Beira (HCB) recebeu ontem diversos produtos da primeira necessidade para doentes internados e material de construção que vai permitir a reparação dos danos causados à passagem do ciclone Idai. Leia mais

 

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction