Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O TRANSPORTE de pessoas e bens a partir dos terminais do Zimpeto, Malhazine e Magoanine “C”, mais conhecido por Matendene, na cidade de Maputo, poderá melhorar, com a entrega ontem de 32 autocarros novos.

Comments

A GOVERNADORA da cidade de Maputo, Iolanda Cintura, entregou ontem três salas de aula e sanitários à Escola Primária Completa de Chihango, com vista a melhorar as condições de ensino e aprendizagem dos alunos.

Comments

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) não atingiu a meta prevista de 7.686.012 potenciais eleitores para as próximas eleições autárquicas, marcadas para Outubro do ano em curso.

Falando em conferência de imprensa para anunciar dados preliminares do processo, que arrancou em Março e terminou na semana passada, o Director-Geral do STAE, Felisberto Naife, disse que foram inscritas um total de 6.766.236 pessoas, número que representa uma realização de 88,03 por cento.

“A percentagem alcançada, de 88,03 por cento, é uma boa margem. Estamos satisfeitos porque, apesar de algumas províncias não terem alcançado a meta, em contrapartida há outras que a ultrapassaram em 100 por cento”, disse.

Durante o processo, segundo Naife, houve constrangimentos, com destaque para alguns brigadistas que se ausentaram das brigadas onde estavam afectos, nas horas de expediente, e alguns agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) que se fizeram às brigadas embriagados.

Daquele número de inscritos, 3.619.180 são mulheres e 3.147.056 do sexo masculino.
A província de Gaza, com uma realização de 116,52 por cento, e a de Cabo Delgado, com 101,69 por cento, foram as que mais contribuíram para o alcance do resultado de 88,03 por cento, ao ultrapassarem os 100 por cento.

Estas províncias tinham uma previsão de inscrever 482.262 e 502.481 eleitores, respectivamente, e foram acima das metas previstas ao atingirem 561.924 e 510.958, respectivamente.

“As províncias de Inhambane, Sofala e Nampula tiveram uma realização de 99,71; 95,49 e 92,37 por cento, respectivamente”, revelou.

Enquanto isso, o balanço preliminar do STAE aponta que a província do Niassa teve menos grau de realização, ao inscrever 368.372 potenciais eleitores de um total de 582.192 previstos, número muito abaixo de todas as províncias.

Enquanto isso, a cidade e a província de Maputo alcançaram 77,30 por cento e 80,41 por cento da meta, respectivamente.

No seu decurso, em todo o país, o processo compreendeu 3234 postos de recenseamento e 2377 brigadas, das quais 1575 fixas e 802 móveis.

Comments

MORADORES do bairro de Albasine solicitam a colocação de lombas na rua Pascoal Nhangumela (entre a cardeal D. Alexandre e a Rua da Igreja), para evitar a ocorrência de atropelamentos e mortes.

Comments

A degradação da avenida 4 de Outubro, no troço que liga os bairros do T3 e Zona Verde está a acondicionar o tráfico rodoviário, no município da Matola, província de Maputo.

A rodovia que parte da avenida de Moçambique, no Benfica e desagua nas proximidades do Estádio da Machava, serve também de ligação par vários bairros da Matola e outros pontos da província de Maputo.

Edmilson Paulo, condutor de transporte semi-colectivo de passageiros disse ao Notícias que o estado em que se encontra a via provoca danos nas viaturas durante o trajecto, na tentativa de esquivar dos buracos.

“São idas constantes aos mecânicos devido à deterioração da via que não garante circulação segura. Semanalmente temos que comprar novas peças em substituição da outra porque partiu-se devido a água e buracos. Já reportamos o caso à associação dos transportadores, mas o cenário continua”, disse.

Fernando Ernesto, outro operador desta rota, mostrou-se preocupado com a via, mas diz não ter muitas opções, pois está a trabalhar e não sabe a aquém dirigir a sua preocupação.

“As covas que acumulam água dificultam a circulação. É uma situação gritante que vem se alastrando já a anos, e parece que há falta de sensibilidade por parte dos responsáveis destes actos muito constrangedores”, desabafou.

Por sua vez, Francisco Mário, responsável pelo sector de transporte no município da Matola assegurou que está em curso um projecto de reabilitação das vias de acesso que ligam os bairros do município da Matola.

“Estamos a trabalhar de modo a sanar este problema, os fundos estão a ser mobilizados, para que este problema não se alastre até a próxima época chuvosa.

Num outro desenvolvimento a nossa fonte acrescentou que diligências estão sendo feitas para o asfaltagem das vias que ligam os bairros de Patrice Lumumba – Singathela e São Damanso, bem como com T-3, através da rua Eduardo Mondlane que passa pelo bairro do Infulene.

Comments

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

NUMA entrevista que concedeu ao escritor Marcelo Panguana, publicada no ...

...

A BELEZA do mundo é uma bênção que se vive na ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction