Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Gritos de dor e lágrimas caracterizaram o ambiente sentimental vivido, na manhã de hoje, durante as cerimónias que marcaram o último adeus ao músico moçambicano, Zeca Murrace, no Cemitério de Michafutene, distrito de Marracuene, província de Maputo.

Zeca Bernardo Cumbane, nome oficial, conhecido na arena musical como Zeca Murrace, morreu quarta-feira, no bairro de Malhangalene, na capital, vítima de uma doença não revelada à família.

Para além da família, participaram no funeral do cantor, amigos e ex-colegas da banda “Halakavuma”, a qual o vocalista fazia parte, com Filipe Nyassasvela, João Bata e muitos outros.

Segundo Domingos Macamo, presidente da Associação de Músicos Moçambicano (AMMO), a notícia da morte do cantor foi acolhida com surpresa e indignação pela agremiação.

Juma Cumbane, irmão do finado disse que Zeca Murrace sofria de perturbação mental, desde a década de 90 e que já não vivia na residência famíliar, mas sim nas ruas da cidade capital.

A fonte informou que a família tomou conhecimento do falecimento do irmão, através de um indivíduo de boa vontade, que viu o corpo do malogrado a ser removido da rua pelas autoridades policiais para a morgue do Hospital Central do Maputo (HCM).

Segundo Arminda Cumbane, irmã e dançarina da banda do Zeca Murrace, o irmão foi atacado pela perturbação mental na década de 80, quando o seu agrupamento regressava da cidade de Chókwè, província de Gaza, onde havia ido realizar um concerto musical. “Durante a viagem, ele começou a falar sozinho”, disse - Arminda.

Passou dois meses internado no hospital, e a partir daí nunca mais regressou ao convívio familiar. Quando fosse abordado pelos membros da sua casa, no sentido de lhe convidar a regressar aos aposentos, ele rejeitava e limitava-se apenas a pedir dinheiro.

Zeca Cumbane ficou famoso com a sua música intitulada “Mamana Nwa Murrace”, em homenagem à sua mãe que se chamava precisamente Nwa Murrace.

“O finado morre aos 54 anos e fazia parte de uma família de 13 irmãos, sendo 8 da mesma mãe.

O malogrado deixa um filho. Antes de se tornar artista, foi professor da alfabetização e trabalhou numa serigrafia, algures na cidade de Maputo”, contou o irmão.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction