Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A COMISSÃO Nacional de Eleições de Moçambique (CNE) está a analisar o caso de quatro cidadãos na lista de candidatos às eleições ...

terça, 21 agosto 2018
Leia +

Economia

A Autoridade Tributária (AT) de Moçambique anunciou, recentemente, a criação de uma equipa que vai fazer um estudo para avaliar a possibilidade da redução do ...

quinta, 16 agosto 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

UM misto de celebração e de projecção para o “Mundial” é o estado de espírito que neste momento ladeia as basquetistas nacionais de Sub-18, que ...

terça, 21 agosto 2018
Leia +

Nacional

PERTO de 66 mil agregados familiares e 5984 eventos vitais, entres eles gravidezes e óbitos, foram registados desde o início da recolha de dados, em Março, no quadro do Sistema ...

terça, 21 agosto 2018
Leia +

O distrito municipal KaTembe, na cidade de Maputo, vai beneficiar de um Centro Comunitário, construído com garrafas de vidro e cimento, no bairro Guachene.

A primeira garrafa para a edificação foi lançada na manhã de ontem pelo vereador distrital, António Tovela e Maria Rashide, presidente da Associação de Desenvolver Esperança (ADE), entidade responsável pela iniciativa.

Com nove metros de comprimento, quatro de largura, as paredes terão 35 centímetros de espessura. A previsão é que as obras tenham a duração de dois meses. Estima-se que o mesmo tenha dez anos de vida útil.

“Pretendemos emitir a mensagem de que é possível transformar o lixo em bem útil e de luxo”, disse Maria Rashide. A interlocutora explicou que o projecto resultou da constatação da existência de grandes quantidades de garrafas espalhadas pelas ruas e ao largo das praias de KaTembe.

Estes objectos, prosseguiu, são comprados a mulheres economicamente vulneráveis e que se dedicam à colecta e venda de garrafas, numa acção coordenada pela ADE, como forma de ajudá-las a incrementar os seus rendimentos.

De acordo com Lucílio Bule, gestor de projectos da ADE, o edifício é parte da segunda fase do Projecto de Educação Ambiental e Saneamento (PROEDA), que no ano passado formou mulheres e adolescentes em matéria de protecção do meio ambiente.

“A primeira fase foi de sensibilização domiciliar sobre questões relacionadas com o saneamento, salubridade e cuidados a ter com resíduos sólidos, bem como a reciclagem do lixo”, explicou o gestor.

António Tovela, vereador do distrito municipal KaTembe, apelou para a necessidade de se replicar a iniciativa por outros pontos da cidade de Maputo, por considerá-la amiga do ambiente e por ser de baixo custo.

João Mucavele, director municipal de Salubridade e Cemitério, observou que “iniciativas desta natureza vêm aliviar a reciclagem do vidro na cidade de Maputo e constitui um grande exemplo, por ser a pioneira”.

Sábados

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction