Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A COMISSÃO Nacional de Eleições de Moçambique (CNE) está a analisar o caso de quatro cidadãos na lista de candidatos às eleições ...

terça, 21 agosto 2018
Leia +

Economia

A Autoridade Tributária (AT) de Moçambique anunciou, recentemente, a criação de uma equipa que vai fazer um estudo para avaliar a possibilidade da redução do ...

quinta, 16 agosto 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

UM misto de celebração e de projecção para o “Mundial” é o estado de espírito que neste momento ladeia as basquetistas nacionais de Sub-18, que ...

terça, 21 agosto 2018
Leia +

Nacional

PERTO de 66 mil agregados familiares e 5984 eventos vitais, entres eles gravidezes e óbitos, foram registados desde o início da recolha de dados, em Março, no quadro do Sistema ...

terça, 21 agosto 2018
Leia +

MAPUTO Healthy Care é a inovação tecnológica criada por um grupo de estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (EU), com o objectivo de facilitar o acesso ao histórico de saúde dos pacientes dos hospitais moçambicanos.

A aplicação surge pelo facto de os desenvolvedores da iniciativa terem notado que vários cidadãos não têm ficha médica, um factor importante para que as pessoas acedam aos serviços médicos.

“Por exemplo, um cidadão pode ter passado pelo Hospital Central e ter uma ficha médica de lá, mas acaba por criar outra ficha médica num outro hospital, o que pode fazer com que não tenha um histórico verdadeiro da sua condição médica”, justifica grupo.

“Temos casos em que o paciente procura um serviço hospitalar, descobre que é portador de uma doença hereditária, então se tiver um histórico os filhos poderão  ter o conhecimento do seu estado e possivelmente irão evitar, explicouum dos integrantes do grupo”, Denilson Domingos.

A inovação vai ligar hospitais e mantê-los mais próximos do cidadão, permitindo acesso rápido aos serviços de saúde, como também disponibilizar dicas de doenças de época, consoante o período do ano.

“A ideia surgiu no mesmo dia da maratona de jornadas científicas. Recebemos um programa que continha várias áreas que possibilitavam criar soluções tecnológicas e decidimos criar um aplicativo que tem a ver com a saúde”, explicou o programador Luís Pedro Chalé.

Actualmente, o grupo procura reformular os seus objectivos, com o apoio de uma mentoria oferecida pelo Standart Bank e uma assessoria por parte de médicos para os vários problemas de saúde.

O projecto vai possibilitar a geração de estatísticas com relação a vários problemas de saúde, podendo ajudar, tanto instituições privadas, assim como públicas. O lançamento da iniciativa foi marcado para o dia 10 de Novembro, dia da Cidade de Maputo.

Sábados

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction