Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

O segundo vice-presidente da Assembleia da República, o deputado Younusse Amad, disse quinta-feira, em Maputo, que em Moçambique existem pessoas com deficiência economicamente ...

quarta, 09 janeiro 2019
Leia +

Economia

A Plataforma Integrada dos Serviços ao Cidadão (e-BAU) apenas cobre quarenta distritos dos 150 existentes no país, com destaque para os das capitais provinciais com elevado ...

sábado, 23 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O FERROVIÁRIO de Maputo, líder da prova, joga esta tarde no reduto do Textáfrica, campo da Soalpo em Chimoio, onde vai testar o seu poderio, atendendo e considerando que o ...

sábado, 23 junho 2018
Leia +

Nacional

O Conselho Municipal da cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, garante que, finalmente, dispõe de fundos, cerca de 60 milhões de meticais, para a ...

sábado, 23 junho 2018
Leia +

O desaparecimento de terras húmidas está na origem de inúmeros problemas socio-ambientais, para a população que habita nas zonas costeiras, causando inundações, aumento das áreas de reprodução do mosquitos causador da malária, devido às águas paradas, que trazem consigo doenças como a malária.

O alerta é do Fundo Mundial para a Natureza (WWF – Moçambique), que aponta como exemplo, a área de mangal do bairro da Costa do Sol, na cidade de Maputo, que tem sofrido uma grande redução para dar espaço a construções de casas, com consequências nefastas para o futuro desta região.

De acordo com esta organização ambientalista, o mangal é importante por servir de filtro natural das águas e local de reprodução de espécies marinhas, que servem de alimento para as comunidades que vivem ao longo da costa. Este ajuda ainda na defesa contra inundações, tempestades, ventos fortes e ciclones.

“Muitas espécies de peixe desovam e se reproduzem nas terras húmidas e esses locais são propícios para a pesca, que deve ser feita de forma sustentável”, refere um comunicado da WWF.

Outro alerta lançado pelos ambientalistas indica que o alastramento das cidades faz com que a demanda por locais para construção afecte as terras húmidas que são degradadas e transformadas em áreas para habitação.

Segundo esta organização, é importante preservar as terras húmidas, uma vez que elas podem actuar como esponjas gigantes que absorvem água das inundações. Elas incluem rios, lagos e pântanos, assim como variantes costeiras como marismas, mangais e recifes de coral.

“Os aquíferos subterrâneos, a água da chuva e dos rios são fontes para toda a água potável que temos. As terras húmidas podem filtrar a água que entra nos aquíferos e ajudar a recarregar esta importante fonte. A protecção dos rios e a redução do seu uso também contribuem para proteger as reservas de água”, refere a WWF.

O mesmo documento indica que os solos ricos em lodo e vegetação podem funcionar como filtros de água que absorvem quantidades razoáveis de toxinas, pesticidas agrícolas e resíduos industriais.

Estas também produzem humidade que esfria de forma natural o clima, o que ajuda a melhorar a qualidade do ar nas cidades das regiões tropicais e dos locais mais secos.

“As terras húmidas urbanas, quando bem planificadas e conservadas, como as áreas verdes, oferecem às pessoas grandes espaços para recreação. Existem estudos que mostram que o contacto com a natureza diminui o stress e melhora a saúde das pessoas”, refere o documento.

Elas fornecem ainda produtos e serviços ambientais para as comunidades, tais como madeira, ervas, frutas, além de atrair turistas, outra importante fonte de geração de emprego e renda.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction