Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A QUALIFICAÇÃO dos “Mambas” para a fase final do CAN-Interno do próximo ano na África do Sul foi mais do que uma simples qualificação. É que o feito deixou os moçambicanos em delírio.

As conversas, logo após o jogo, na noite de sábado e ontem, em todos os locais de convívio, pelo menos na cidade de Maputo, giravam à volta deste milagroso feito. Depois do empate na Machava sem golos, nunca ninguém imaginou que os “Mambas” fossem a Angola quebrar o preconceito de que é impossível conseguir bom resultado na terra de José Eduardo dos Santos. Aliás, o técnico João Chissano havia dito, logo depois do empate da primeira “mão” na Machava, que passar a eliminatória em Benguela seria difícil, mas não impossível.

Talvez a pensar assim, é que os jogadores moçambicanos acreditaram que num jogo de futebol tudo é possível. Foram à luta e tiveram atitude, atitude que não tiveram na Namíbia na eliminatória anterior quando perderam por 3-0, e com crença chegaram lá…

Trata-se de uma vitória duplamente conquistada. Primeiro porque nunca tínhamos conseguido decidir uma eliminatória em Angola e segundo porque vamos participar, pela primeira vez, numa fase final dum CAN-Interno.

É uma consolação para os moçambicanos que tanto sofrem pela sua selecção, mas que em nenhum momento correspondia. Recordamo-nos das feridas de Marraquexe, que ainda não sararam. Descalabro esse que dificilmente será esquecido, porque lutava-se para um CAN que teria lugar aqui mesmo na vizinha África do Sul. E, muito recentemente, na Gunié-Conacry, por 6-1, de qualificação para o “Mundial” do próximo ano no Brasil, depois do 0-0 no Estádio Nacional do Zimpeto.

Porém, é preciso reconhecer que, desta vez, fomos corajosos demais e ainda por cima com uma equipa técnica jovem e nacional. Afinal somos capazes!..

Esta vitória vem igualmente demonstrar que o nosso Campeonato Nacional, o Moçambola, afinal tem muita qualidade, atendendo que os jogadores que conseguiram esta proeza militam nas equipas que disputam esta prova.

GIL CARVALHO  

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction