ARRANCA esta manhã, em Maputo, mais concretamente no pavilhão do Maxaquene, o Campeonato Africano de Basquetebol em seniores femininos, prova que se prolongará até ao próximo dia 29 do mês em curso.

Em termos logísticos e organizacionais está tudo a postos, faltando o desfile dos artistas na quadra. A Selecção Nacional entra em cena às 19.30 horas, pouco depois da cerimónia de abertura que começa às 18.15 horas.

Esta manhã (9.30 horas) o Egipto e Senegal fazem o primeiro jogo do certame. A seguir entrarão em cena as selecções nacionais da Costa do Marfim e da Argélia, embate agendado para as 11.45 horas.

 Às 14.00 horas, teremos o sensacional Mali-Cabo Verde e às 16.15 horas, os Camarões defrontam o Quénia, jogo que antecede o Moçambique-Zimbabwe. A fechar a jornada inaugural, a campeã em título Angola mede forças com a poderosa Nigéria, às 21.45 horas.

São ao todo 12 selecções que tomarão parte deste mega-evento que Maputo acolhe pela terceira vez, depois de 1986 e 2003. As equipas estão divididas em dois grupos de seis cada, passando para os quartos-de-final os quatro primeiros classificados de cada série.

Moçambique tem como principal objectivo chegar à final para pelo menos garantir o acesso ao “Mundial” que terá lugar próximo ano na Turquia, prova que se qualificam os dois primeiros do Afrobasket.

Neste evento que o nosso país participa pela 13ª vez na sua história, o melhor que conseguiu foram duas medalhas de prata, ou seja, duas participações em finais, em 1986 e 2003, curiosamente, em Maputo.

PROGRAMA DE JOGOS

9.30h - Egipto-Senegal

11.45h - Costa do Marfim-Argélia

14.00h-Mali-Cabo Verde

16:15h -Camaroes-Quénia

18.15h - Cermónia de Abertura

19.30h -Moçambique-Zimbabwe

21.45h -Angola-Nigéria

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction