Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

O segundo vice-presidente da Assembleia da República, o deputado Younusse Amad, disse quinta-feira, em Maputo, que em Moçambique existem pessoas com deficiência economicamente ...

quarta, 09 janeiro 2019
Leia +

Economia

A Plataforma Integrada dos Serviços ao Cidadão (e-BAU) apenas cobre quarenta distritos dos 150 existentes no país, com destaque para os das capitais provinciais com elevado ...

sábado, 23 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O FERROVIÁRIO de Maputo, líder da prova, joga esta tarde no reduto do Textáfrica, campo da Soalpo em Chimoio, onde vai testar o seu poderio, atendendo e considerando que o ...

sábado, 23 junho 2018
Leia +

Nacional

O Conselho Municipal da cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, garante que, finalmente, dispõe de fundos, cerca de 60 milhões de meticais, para a ...

sábado, 23 junho 2018
Leia +

OS preços do carvão nos mercados internacionais subiram, desde o início deste ano, de oitenta para 190 dólares americanos por tonelada, reagindo aos cortes de produção registados nos últimos meses.

O cenário, descrito num estudo da Economist Inteligence Unit (EIU) – uma entidade internacional de pesquisa de mercados - permite o relançamento de iniciativas de extracção mineira e o melhoramento das perspectivas em relação aos projectos de infra-estruturas baseados em Moçambique.

Exemplo disso é a indiana Jindal Steel & Power Ltd. que decidiu retomar as suas operações na mina de Chirodzi, na província de Tete, alcançando uma produção mensal de 300 mil toneladas.

A baixa do preço de matérias-primas como o carvão tinha diminuído a confiança na rápida execução de projectos de infra-estruturas, como o de uma linha ferroviária com 1600 quilómetros, recentemente aprovado por Moçambique, Botswana e Zimbabwe, para servir o porto de águas profundas de Techobanine, na província de Maputo, ligando-o à região mineira de Francistown, no leste do Botswana, através do Zimbabwe.

O consórcio internacional responsável pelo projecto do porto, com um custo estimado em mil milhões de dólares, integra a empresa portuária chinesa China Harbour Engineering Co, além da Bela Vista Holdings (BVH) e a sul-africana Transnet, empresa pública de caminhos-de-ferro da África do Sul.

Moçambique e Botswana acordaram inicialmente este projecto em 2010, numa versão de mil e cem quilómetros de ferrovia com capacidade para transportar 200 milhões de toneladas de mercadoria diversa por ano, incluindo carga geral a granel, minérios, combustíveis e passageiros.

De acordo com a Economist Intelligence Unit o Botswana disponibilizou-se a financiar a construção da linha férrea, que criaria “uma muito necessária capacidade de escoamento para as suas minas de carvão no leste do país, que afectou o desenvolvimento da indústria carbonífera, apesar das suas reservas super-abundantes.”

Para o Zimbabwe, a infra-estrutura abre também oportunidades de crescimento de exportações, enquanto para Moçambique permite “o desenvolvimento de um novo e potencialmente vibrante porto.”

 Além dos preços do carvão, a fonte também se refere aos preços do gás natural, a que estão ligados alguns dos principais projectos de infra-estruturas em Moçambique, como estando a registar sensíveis subidas, em particular desde Julho, tendo atingido, em Setembro, os valores mais elevados de 2016.

O movimento ascendente tem reforçado a confiança das autoridades moçambicanas de que poderá estar para breve a decisão final de investimento das empresas líderes dos consórcios de exploração de gás natural no Rovuma – ENI e a Anadarko Petroleum, empresa com cuja administração de topo o Presidente da República, Filipe Nyusi, se reuniu na semana passada durante a visita aos Estados Unidos.

A ENI está em negociações com a Exxon Mobil para vender parte da sua quota e existe a possibilidade de entrada no mesmo consórcio da Qatar Petroleum, que poderá comprar parte da quota da empresa italiana.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction