• vtem news box
  • vtem news box
  • vtem news box
  • vtem news box
  • vtem news box

A PROCURADORA-GERAL da República (PGR), Beatriz Buchili, reiterou ontem que a determinação dos agentes do crime, o seu grau de envolvimento e as circunstâncias do cometimento da infracção são fundamentais para a formação do corpo de delito que fundamente ou não a acusação.

Em reacção à preocupação manifestada pelos deputados nas intervenções feitas durante a apreciação da informação anual da Procuradoria-Geral da República sobre a alegada morosidade no esclarecimento de crimes nos processos em instrução preparatória, Beatriz Buchili frisou que o Ministério Público não busca somente a acusação, mas, fundamentalmente, a verdade material, que pode concorrer, também, para a abstenção, ou seja, a não acusação.

Explicou que a instrução preparatória é a fase processual em que devem ser reunidos todos os elementos relativos à prática da infracção criminal e em que a investigação, com o auxílio dos órgãos científicos vocacionados, desempenha um papel de relevo ou mesmo determinante, uma função realizada pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) que, por sua vez, contam com o auxílio dos laboratórios de criminalística e com a medicina legal.

A morosidade no esclarecimento de crimes nos processos em instrução preparatória é um tema que já foi profundamente abordado pela PGR em informes anteriores, tendo sido demonstrados os constrangimentos da Polícia de Investigação Criminal (PIC) em termos da sua inserção institucional e dos recursos humanos e materiais, o que ditou todo o processo que desembocou na criação do Serviço Nacional de Investigação Criminal.

Foram apontados, na altura, os instrumentos jurídico-legais atinentes à instrução preparatória, nomeadamente o Código de Processo Penal que, segundo a Procuradora-Geral da República, se mostra desajustado, não respondendo adequadamente ao tipo de criminalidade e ao modo de execução criminal que a sociedade hoje enfrenta.

A PGR elenca os prazos apertados de instrução preparatória e de prisão preventiva, bem como a necessidades de adopção de técnicas especiais de investigação criminal admissíveis em outros ordenamentos jurídicos, como sejam escutas telefónicas, agentes encobertos, que são fundamentais para o esclarecimento da criminalidade organizada e transnacional, relacionados com os casos de raptos, homicídios, tráfico de pessoas e de estupefacientes como sendo, também, razões que justificam a morosidade no esclarecimento de crimes nos processos em instrução preparatória.

Entretanto, a Procuradora-Geral da República disse que não se pode avaliar o desempenho de uma instituição sem abordar a sua evolução em termos de desenvolvimento, recursos humanos, materiais e financeiros. Beatriz Buchili respondia igualmente à sugestão feita pelas bancadas parlamentares da Renamo e do MDM, de se fazer uma reflexão ao actual formato da informação anual da PGR.

Disse, porém, que se o entendimento dos parlamentares for pela alteração do conteúdo da informação, a Procuradoria-Geral da República manifesta inteira disponibilidade para prestar a sua contribuição. Reafirmou o cometimento do órgão em esclarecer os factos com serenidade e responsabilidade que se impõem, em cumprimento das suas atribuições constitucionais e legais.

 

Mais recentes

Breves

Editorial

Editorial
Sexta, 18 Agosto 2017
A NOTÍCIA sobre a suspensão da importação, pela Índia, do feijão-bóer caiu que nem uma bomba para todos quanto investiram na cadeia de valor deste produto, por terem acreditado que se estava perante uma grande oportunidade para ter algum rendimento. Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Nampula em foco: Tijolo a tijolo Murrupula vai...
Quinta, 17 Agosto 2017
O DISTRITO de Murrupula, na província de Nampula, está a implementar um programa de massificação de uso de tijolo queimado na construção de infra-estruturas, com destaque para habitações da população, escolas, unidades sanitárias e estabelecimentos comerciais, facto que se reflecte na mudança da vida do distrito. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,73 61,93
ZAR 4,52 4,61
EUR 71,32 72,73

08.08.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HÁ alguns anos que tenho tido o privilégio de fazer a cobertura das ...
2017-08-18 23:30:00
NA próxima quarta-feira os angolanos vão a voto, naquilo será o ...
2017-08-18 23:30:00
HÁ dias meti o meu “flash” num computador da faculdade e todos ...
2017-08-18 23:30:00
A IMPRENSA moçambicana tornou público recentemente, a possibilidade de ...
2017-08-17 23:30:00
HOJE queremos, neste espaço, homenagear milhares de crianças ...
2017-08-16 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 2184 visitantes em linha