Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

Várias actividades culturais marcaram, na manhã de hoje, o início oficial da campanha de conquista do voto do partido Frelimo nas eleições autárquicas de ...

terça, 25 setembro 2018
Leia +

Economia

O paísvai tornar-se auto-suficiente no frango de corte, a partir do próximo ano, altura em que se espera uma produção nacional de 128 mil toneladas face a um consumo ...

sábado, 22 setembro 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

A DUAS jornadas do término do Campeonato Nacional de Futebol da Divisão de Honra, a Associação Desportiva de Macuácua já festeja o apuramento ao ...

terça, 25 setembro 2018
Leia +

Nacional

Nove professores de diferentes níveis de ensino concorrem para a presidência dos cinco municípios da província de Inhambane, nomeadamente, a capital provincial, Maxixe, ...

terça, 25 setembro 2018
Leia +

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, disse que as lideranças africanas devem investir numa educação dos jovens, baseada nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a geração de riqueza.

 

Intervindo ontem, na abertura da Cimeira Ministerial “Innovation Africa 2017”, que decorre na capital moçambicana, o Chefe do Estado considerou os jovens agentes de mudança, capazes de contribuir na criação da riqueza, participando com inovação e criatividade baseadas na ciência e tecnologia aplicada a várias áreas.

A maioria da população africana é constituída por jovens que têm como uma das características o entusiasmo, força e energia. São estes factores que, segundo Nyusi, exigem das lideranças africanas a mudança de paradigma, fazendo-se o investimento necessário neste grupo populacional para atingir o máximo empenho do seu potencial.

Na ocasião, o Presidente Nyusi recordou que o principal foco dos líderes africanos, que é a redução da pobreza, não vai ser atingido se o continente não apostar na educação dos mais jovens.

Perante mais de 500 delegados, representando 35 países do continente e de outros cantos do mundo, o mais Alto Magistrado da nação assumiu ser responsabilidade de todos os dirigentes do continente criar condições para mobilizar os povos nesta causa, através de políticas e estratégias viradas para este propósito, alocando parte dos parcos recursos financeiros nos programas de educação, em particular aos focados no uso das TIC.

Nyusi referiu que só desta forma se pode melhorar os processos de ensino e aprendizagem, organização e cobertura dos programas de educação, incluindo o ensino à distância.

“Não podemos continuar com a educação na forma como implementamos hoje. Devemos explorar as oportunidades oferecidas pelo crescimento da inovação e ao desenvolvimento das TIC nos nossos países e no mundo”, enfatizou. 

Actualmente, mais de metade da população em África não tem acesso aos dispositivos de serviços digitais, não podendo, por isso, colher os benefícios da revolução digital.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction