Opinião

Politica

A direcção da Renamo considera nula a eleição, à sua revelia, de Sandur Ambrósio e Luís Chitato, para a direcção do partido, como ...

segunda, 18 fevereiro 2019
Leia +

Nacional

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo decidiu manter em prisão preventiva o arguido Ndambi Guebuza, numa audição que terminou há momentos na capital do país. ...

segunda, 18 fevereiro 2019
Leia +

Autárquicas 2018

O PRESIDENTE do Conselho Autárquico da Cidade de Maputo, Eneas Comiche, desafiou ontem o vereador do pelouro de Protecção e Segurança, Manuel Zandamela, a consolidar o ...

quarta, 13 fevereiro 2019
Leia +
Pub
SN

Desporto

O COSTA do Sol conquistou, na tarde de ontem, mais uma Supertaça nacional em futebol, a segunda consecutiva e oitava no cômputo geral, após vitória sobre a União ...

segunda, 18 fevereiro 2019
Leia +

Economia

A petrolífera italiana ENI disse hoje à Lusa que o progresso no projecto da bacia do Rovuma, em Moçambique, está dentro do prazo e que a primeira exportação ...

segunda, 18 fevereiro 2019
Read more

Tecnologias

Representantes de fundos ambientais de Madagáscar, Uganda e Moçambique reúnem-se hoje em Maputo para discutir formas de compensação que possam ser aplicadas nestes ...

segunda, 18 fevereiro 2019
Leia +

O presidente do Instituto Nacional de Petróleo (INP), Carlos Zacarias, diz que o Governo ainda está a avaliar o plano de desenvolvimento do projecto de exploração de gás natural golfinho-atum, na bacia do Rovuma, apresentado pela companhia norte-americana Anadarko.

A aprovação deste plano, que se espera aconteça ainda no primeiro semestre deste ano, é considerada crucial para a tomada da decisão final do investimento, num projecto orçado em cerca de 25 milhões de dólares americanos.

Em entrevista concedida há dias ao nosso jornal, Carlos Zacarias explicou que o que se pretende é avaliar se o referido plano está ou não em conformidade com a legislação em vigor e com as boas práticas desta indústria.

“A Anadarko apresentou um plano de desenvolvimento do projecto golfinho- atum que foi sendo analisado pelo INP e outras entidades relevantes nesta área. Posso considerar que neste momento estamos num processo de aprovação deste plano”, indicou.

Diferentemente do projecto da Eni (concebido para produzir 3.3 milhões de toneladas), o plano da Anadarko deverá gerar 12 milhões de toneladas de Gás Natural Liquefeito (GNL), o que exige um maior volume de investimento.

A fonte acrescentou que para garantir os financiamentos ao projecto torna-se necessário fechar, primeiro, os contratos de longa duração “que é aquilo que a multinacional norte-americana está a fazer.”

É fruto desse trabalho que, segundo Carlos Zacarias, a Anadarko já tem um comprador que é uma das companhias integradas na área 1, nomeadamente a PTT da Tailândia, ao mesmo tempo que está em contactos avançados com compradores do Japão e outros países asiáticos.

Na entrevista, Carlos Zacarias também falou do projecto da Eni tendo recordado que este operador já assegurou o financiamento necessário para a materialização do projecto de liquefacção do gás do Coral-Sul.

“Necessariamente, este ano tem de iniciar a construção da plataforma flutuante, no Coral-Sul. Porque o regime jurídico e contratual especial aplicável aos projectos de gás natural liquefeito permite a aprovação de múltiplos planos de desenvolvimento é provável que a Eni submeta outros planos para o desenvolvimento de projectos no mar e/ou em terra”, sustentou a fonte.

Carlos Zacarias garantiu ainda que o Governo tem estado a dar todo apoio necessário para que os projectos da Área 4, assim como da Área 1, sejam implementados de acordo com o cronograma apresentado.

“Portanto, acreditamos no início da produção e exportação do primeiro gás da Bacia do Rovuma em finais de 2022 ou princípios de 2023”, concluiu.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction