Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Já estão a caminho de Moçambique duas aeronaves (Boeing 738, com 154 lugares, e outro Q400) com que a Ethiopian Mozambique Airlines , decidiu responder a uma crise operacional gerada pela avaria em menos de uma semana dos seus dois Bombardiers Q 400 Next G, um em Tete e outro na Beira, de acordo com o diário electronico “Carta”.

O jornal recebeu as imagens da partida das aeronaves de Addis, ontem à tarde, sendo que  o Boeing terá aterrado em Maputo às 20 horas .

O “Carta”escreve que a EMA decidiu dar assim volta a uma percepção que já se estava a enraizar de que ela não abraçou o mercado moçambicano com seriedade. Com a vinda das novas aeronaves, a EMA vai passar a dispor de quatro aparelhos baseados em Maputo. As novas aeronaves já ostentam a bandeira local e o nome "Ethiopian Moçambique".

 Redi Yesuf Muktar, o CEO da EMA, concedeu uma entrevista à "Carta", onde explicou parte da estratégia para agarrar o mercado e diz que “Nacala é uma questão de tempo”.

 

Comments

O SECTOR privado considera que a liderança do Presidente da República, Filipe Nyusi, no processo de reformas mais sensíveis, no âmbito do Diálogo Público-Privado (DPP), ajudou na subida de três posições de Moçambique no Doing Business. Leia mais

Comments

Noâmbito do trabalho conjunto relativo à consciencialização sobre o consumo e comercialização do tabaco, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), exortam à observância das normas de comercialização de tabaco e ao pagamento do Imposto sobre Consumo Específico (ICE). Leia mais

Comments

O metical entra estável na quadra de Natal e passagem de ano face ao euro e dólar norte-americano, de acordo com as taxas diárias divulgadas pelo banco central e seguidas pela Lusa.

Durante a última semana, o euro foi comprado no país a uma média de 69,25 meticais e vendido a 70,62, enquanto o dólar foi comprado a uma média de 60,96 meticais e vendido a 62,17.

A divisa dos EUA é a moeda que serve de base de cálculo às taxas de câmbio de referência para as outras moedas em Moçambique.

Face às médias da semana anterior, as variações foram marginais (inferiores a cinco centavos de metical).

Taxas de câmbio médias de referência do euro em meticais

Euro...compra...venda

14/dez.....68,94.....70,31

13/dez.....69,27.....70,65

12/dez.....69,1.....70,47

11/dez.....69,34.....70,71

10/dez.....69,62.....70,97

média.....69,25.....70,62

Taxas de câmbio médias de referência do dólar americano em meticais

14/dez.....60,96.....62,17

13/dez.....60,97.....62,18

12/dez.....60,96.....62,17

11/dez.....60,96.....62,17

10/dez.....60,97.....62,15

média.....60,96.....62,17

fonte: Banco de Moçambique

 

Comments

A empresa petrolífera Wentworth Resources, envolvida na prospeção de gás natural em terrenos do norte de Moçambique, anunciou ontem que vai abandonar o país em Abril de 2019, abdicando da sua participação no bloco Tembo.

O anúncio surge cerca de um mês depois de a empresa comunicar aos seus investidores, que tinha perspetivas de realizar uma exploração naquele bloco com 2.500 quilómetros quadrados.

O abandono da empresa, com licença válida até Junho de 2019, está previsto para 30 de Abril.

Além do encerramento dos escritórios em Maputo, a Wentworth Resources terminará ainda a sua presença nos campos de Muxara e Palma, para se focar nos activos da baía de Mnazi, na Tanzânia, segundo escreve a Lusa.

Segundo a empresa, o volume de gás natural estimado é inferior às previsões iniciais.

O presidente do Conselho de Administração da empresa, Eskil Jersing, justificou a decisão com a baixa lucratividade da exploração do bloco Tembo.

"Completámos uma minuciosa análise técnica e comercial do portefólio de activos da empresa e concluímos que Tembo não nos produz soluções com ganhos adequados", disse o responsável da empresa petrolífera, que elogiou as entidades moçambicanas envolvidas e prometeu um período de transição "eficaz e suave".

"Valorizamos as excelentes relações até à data com a ENH [Empresa Nacional de Hidrocarbonetos], e o INP [Instituto Nacional de Petróleo], o regulador nacional, e vamos esforçar-nos para assegurar um período de transição eficaz e suave para todos os intervenientes", acrescentou.

A Wentworth Resources (antiga Artumas Group) descobriu depósitos de gás natural em terra, em 2014, através do furo Tembo 1, com 4.500 metros de profundidade, e que agora diz parecerem inviáveis para exploração.

 

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction