O Banco Comercial de Investimentos (BCI) decidiu encerrar a partir das 12 horas de amanhã, quinta-feira, as suas agências de Palma, Mocimboa da Praia, Afungi e Macomia, na província de Cabo Delgado.

A medida visa salvaguardar “a segurança dos seus colaboradores, clientes e público em geral”, na sequência da previsão da ocorrência de uma depressão tropical, que afectará o norte daquela região do país.

Em comunicado a que o Notícias Online, teve acesso, a Comissão Executiva daquele banco indica estar em curso a tomada de medidas visando garantir a protecção dos seus colaboradores e respectivas famílias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), emitiu ontem um comunicado dando conta da ocorrência de uma depressão tropical, para os próximos dias, caracterizada por chuvas abundantes acompanhadas por trovoadas e ventos fortes.

Comments

O Standard Bank, o terceiro maior banco de Moçambique, obteve 5.598 milhões de meticais em resultados líquidos em 2018, uma cifra que representa quase o mesmo valor do ano anterior, anunciou ontem a instituição, citada pela Lusa.

"Estes resultados reflectem o sucesso das nossas iniciativas destinadas a conseguir um crescimento sustentável do nosso balanço e a diversificar a nossa base de proveitos", refere o relatório de contas da instituição.

No ano de 2017, a instituição alcançou 5.595 milhões de meticais.

Apesar de assinalar uma conjuntura complexa em 2018 em Moçambique, o Standard Bank destacou os crescimentos da carteira de crédito e de depósito, no ano passado, acrescentando que "o total de proveitos também cresceu em termos anuais".

"Em consonância com as nossas expectativas, os nossos custos operacionais subiram, em consequência de investimentos substanciais nos nossos colaboradores, sistemas e processos, para melhorar a capacidade operacional e para preservar o cumprimento dos regulamentos existentes e futuros", lê-se ainda no documento.

O rácio de eficiência do banco passou de 41% em 2017 para 43% no ano passado e a rentabilidade de capitais próprios desceu de 33,4% em 2017 para 26,2% em 2018".

"Como parte desse plano, este ano aumentamos o nosso capital social através de uma emissão por incorporação de reservas", acrescenta o documento.

O Standard Bank é o terceiro maior banco comercial em Moçambique em termos de activos totais, de acordo com o mais recente ranking publicado pela consultora KPMG.

Comments

O Millennium bim, um dos maiores do país, atingiu em 2018 os lucros mais elevados dos últimos quatro anos, anunciou ontem a instituição.

Com efeito, o bim passou de 3.391 milhões de meticais, em 2015, para 6.367 milhões de meticais em 2018, um aumento de 87%, indica o relatório de contas anual da instituição

“A instituição continuou a demonstrar forte capacidade de geração de valor, apoiada pela gestão eficiente de custos, confortável posição de liquidez, adequado nível de capital e resiliência”, lê-se no documento, citado pela Lusa.

Além dos resultados líquidos, os activos totais do banco evoluíram para 148.883 milhões de meticais em 2018, um aumento de cerca de 10 %, comparando com o ano anterior.

O rácio de crédito em incumprimento registou uma diminuição, passando de 5,55%, em 2017, para 5,47 % no ano passado, um resultado que só foi possível com a adopção de "medidas correctivas na recuperação de crédito vencido".

Metade dos lucros hoje anunciados vai ser distribuída pelos accionistas, num grupo liderado pelo grupo BCP, com 66,69%, e o Estado moçambicano, com 17,12%.

Fazem ainda parte da estrutura accionista o Instituto Nacional de Segurança Social (4,95 %), a Empresa Moçambicana de Seguros (4,15%) e a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (1,08 %), entre outros accionistas com quotas mais reduzidas.

“O Millennium bim continuou com o processo de inclusão financeira, através do esforço para aumentar o índice de bancarização da economia moçambicana por via da expansão dos serviços financeiros em diversos pontos do país”, acrescenta o documento.

Comments

A Autoridade Tributária de Moçambique (AT), através das Unidades de Fiscalização, efectuou, no primeiro trimestre do ano em curso, um total de 124 apreensões de diversos tipos de mercadorias, das quais cento e onze foram registadas na província e cidade de Maputo e treze em Nacala (Nampula). Leia mais

Comments

O governo e parceiros estão a capacitar, com recursos financeiros, as Pequenas e Médias Empresas (PME), com vista a tirarem proveito das oportunidades de negócios criadas com a implementação dos grandes projectos ao longo do Corredor de Nacala. Leia mais

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction