A HIDROELÉCTRICA de Cahora Bassa (HCB), empresa moçambicana que explora a barragem de Cahora Bassa, na província de Tete, desmente notícias postas a circular no Zimbabwe alegando que poderá cortar o fornecimento de electricidade por acumulação de dívidas.

A CIDADE sul-africana de Durban acolheu entre 16 e 18 de Maio corrente o INDABA 2017, um dos maiores eventos de marketing do turismo africano e no qual esteve em exibição a mais ampla variedade de produtos do sector do continente.

A CONFEDERAÇÃO das Associações Económicas de Moçambique (CTA), principal agremiação representativa do sector privado nacional, elege hoje novos órgãos sociais para os próximos três anos.

Oscomerciantes de origem chinesa que desenvolvem as suas actividades em várias áreas na província de Nampula, acabam de formalizar a criação de uma associação, denominada Associação dos Comerciantes Chineses em Nampula (ACCN).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer vender metade das reservas de petróleo nacionais de emergência e abrir a Reserva Natural do Alasca à exploração desta matéria-prima, como parte do seu plano para equilibrar as contas públicas durante os próximos dez anos, revelam documentos do governo, citados pela Reuters.

TERMINA, hoje terça-feira, a campanha para a eleição à Presidência da Conferência das Associações Económicas de Moçambique (CTA), com dois candidatos na corrida, nomeadamente Quessanias Matsombe e Agostinho Vuma, conforme ilustra a imagem.

O BANCO Africano de Desenvolvimento (BAD) vai investir um total de 24 biliões de dólares norte-americanos para o sector agrário no continente, anunciou, ontem em conferência de imprensa, o respectivo presidente, Akinwumi Adesina, apontando que o valor será aplicado num período de 10 anos. Leia mais

Centoe vinte mil jovens das cidades de Maputo, Nampula e Manica foram formados, nos últimos dois anos, em educação financeira, um programa que lhes permitiu observer conhecimentos básicos sobre matérias relacionadas com a gestão monetária, poupança e investimentos num projecto financiado pelo Barclays Bank Moçambique em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos.

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, convidou quinta-feira o empresariado do Reino dos Países Baixos para investir em Moçambique. O convite foi formulado no Fórum de Negócios Moçambique-Holanda, no quadro da visita do Chefe do Estado moçambicano ao Reino dos Países Baixos.

As vendas de energia realizadas pela Electricidade de Moçambique (EDM) passaram de pouco mais 16 mil milhões de meticais, em 2015, para 29.1 mil milhões, no ano passado, o que corresponde a um crescimento de 78 por cento. Leia mais

As vendas de energia realizadas pela Electricidade de Moçambique (EDM) passaram de pouco mais 16 mil milhões de meticais, em 2015, para 29.1 mil milhões, no ano passado, o que corresponde a um crescimento de 78 por cento. Leia mais

O RECENTE anúncio da possibilidade de outros operadores do sector da aviação voarem a partir do espaço aéreo nacional para diferentes cidades da África do Sul, Tanzania, Brasil, Singapura, Turquia, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Malawi, Quénia, Maurícias, Botswana, Vietname e Qatar, num total de 30 rotas, está a animar agentes económicos com interesses no turismo nacional.

A BASE de cálculo da “prime rate” e da taxa de juro variável nas operações de crédito praticadas pelo sistema financeiro nacional, na sua relação com os clientes,passa a ter um indexante único, à luz do acordo firmado ontem em Maputo entre o Banco de Moçambique (BM) e a Associação Moçambicana dos Bancos (AMB). Leia mais

O GOVERNO do Reino da Holanda acredita que o apoio directo ao orçamento do Estado moçambicano pode ser retomado a qualquer momento, dependendo dos passos que se vão seguir à recente conclusão do relatório de auditoria internacional às dívidas não declaradas.

A ELECTRICIDADE de Moçambique (EDM) projecta fazer 200 mil novas ligações à rede nacional de energia eléctrica até ao final deste ano, três vezes mais do que os números alcançados em 2016.

O ABRANDAMENTO de investimentos, a estiagem e as cheias que se abateram sobre o país desde 2013 prejudicaram, sobremaneira, o sector agrário nacional, mas se vislumbra melhoria do cenário a breve trecho.

O GOVERNO anunciou, ontem, a aprovação da estrutura e acordo directo de financiamento do projecto da infra-estrutura flutuante de gás natural liquefeito no Coral Sul, na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado. Trata-se de um passo determinante para o arranque dos desembolsos financeiros para o projecto, avaliado em 4.6 mil milhões de dólares americanos.

OS preços de combustíveis e outros produtos petrolíferos serão ajustados hoje, 17 de Maio de 2017. Com o reajuste, a gasolina desce dos actuais 56.06 meticais o litro para 53.57, o gasóleo de 51.89 meticais o litro para 51.79 meticais.

As companhias aéreas moçambicanas deixaram de fazer parte da lista negra da União Europeia (UE), o que abre caminho para que qualquer empresa de aviação registada em Moçambique possa voar para o espaço europeu.

A PRODUÇÃO global da província de Manica deverá situar-se em pouco mais de 67 mil milhões de meticais, em 2017, contra cerca de 60 mil milhões conseguidos no ano passado, o que representa um crescimento de 12 por cento.

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, exortou a todos os empresários moçambicanos para criarem empresas multifacetadas por forma a atender às exigências de todo o tipo de clientes e não apenas contarem com o Estado como principal consumidor de serviços.

FOI inaugurado oficialmente ao principio da tarde de hoje o terminal multi-usuário de Nacala-a-Velha, na província de Nampula.Trata-se de uma infraestrutura que funcionava na sua fase experimental desde finais de 2015. Através do terminal foram exportadas desde então pouco mais de 9.5 milhões de toneladas de carvão mineral, extraído em Moatize, província de Tete, usando a linha férrea que atravessa o vizinho Malawi, num percurso global de 912 quilómetros.

Versão-Impressa


Mais recentes

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 26 Maio 2017
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) elegeu, ontem, novos corpos sociais para o triénio 2017/2020, marcando fim de um processo que teve a polémica como principal característica. Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Natalidade: Quando mulheres negam imprevistos
Sexta, 26 Maio 2017
MARIA Alberto teve os seus dois filhos, o primeiro aos 15 anos e o segundo um ano depois, e não fazia ideia da existência de formas de planeamento familiar. Hoje, aos 24 anos, busca ajuda de profissionais de Saúde para programar a gravidez. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,10 61,27
ZAR 4,57 4,65
EUR 67,42 68,73

23.05.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

DEPOIS de um ambiente de quase “cortar à faca” a ...
2017-05-26 23:30:00
A VERDADE é que ele já não está aqui. Faltou a esta aula ...
2017-05-26 23:30:00
HÁ mortos que decididamente se recusam a regressar ao pó donde vieram. ...
2017-05-26 07:15:16
CORRO o risco de ser incompreendido ao abordar um assunto tão delicado como ...
2017-05-25 23:30:00
BRASIL, esse gigantesco país, que me faz lembrar a Suíça, por ...
2017-05-25 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 1667 visitantes em linha