A MELHORIA da qualidade dos instrumentos de prestação das contas de Gerência e Geral do Estado são alguns dos desafios lançados, ontem, aos inspectores-gerais do subsistema de controlo interno de todos os sectores que suportam a máquina governativa no país.

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) anuncia, amanhã, na cidade de Maputo, a admissão da sociedade Zero Investimentos, a primeira Pequena e Média Empresa (PME) no segundo mercado da bolsa.

O trabalho de preparação da 53ª Feira Agro-pecuária, Comercial e Industrial de Moçambique, FACIM, a maior exposição de produtos e potencialidades nacionais, estão a decorrer num bom ritmo. Espera-se que mais de três mil expositores se façam presente nesta feira, que arranca a 28 deste mês.

O GOVERNO aprovou, ontem, o balanço da implementação do Plano Económico e Social (PES) referente ao primeiro semestre deste ano, que aponta para uma realização de mais de metade dos indicadores programados. Leia mais

A governadora da província de Gaza, Stella Zeca, disse, recentemente, no distrito de Bilene, aos membros da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) que a agricultura deve constituir uma preocupação do sector privado.

A AUTORIDADE Tributária de Moçambique (AT) anunciou a recuperação 376.8 milhões de meticais entre Janeiro e Junho deste ano, no quadro das acções desenvolvidas visando a prevenção e combate à fraude fiscal no país.

A CRESCENTE demanda de amêijoas no mercado local e internacional deve estimular o sector privado a apostar em unidades de processamento, para a melhor conservação e elevação dos padrões de qualidade.

A PREVISTA queda do preço do feijão-bóer, influenciada pela decisão das autoridades indianas de suspender a importação deste produto, terá impacto negativo nas projecções de negócio dos produtores das sete províncias do centro e norte do país, que habitualmente colocam o seu produto neste mercado asiático.

A UNIÃO Desportiva do Songo aumentou a vantagem na liderança em relação ao Costa do Sol, segundo classificado, ao vencer ontem o Desportivo de Nacala por 1-0, beneficiando do empate dos “canarinhos” com a UP Niassa, sem golos, em jogos da 23.ª jornada do Moçambola-2017.

AS companhias aéreas que operam em território nacional passam a ser responsabilizadas em casos de recusa de embarque, cancelamento ou atraso do voo e danos, extravio/perda ou atraso da bagagem, à luz do Regulamento de Defesa dos Direitos de Passageiros.

O Produto Interno Bruto a preços de mercado (PIBpm) apresentou, no segundo trimestre de 2017, uma variação positiva de três por cento, face ao trimestre homólogo de 2016. Leia mais

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) está reunida em Bilene, província de Gaza, para avaliar os 100 dias de trabalho da nova direcção encabeçada pelo empresário Agostinho Vuma que venceu as eleições deste organismo empresarial em Maio último.

PRODUTORES dos distritos de Muecate e Nacarôa, em Nampula, pedem ao governo provincial a disponibilização de tractores e respectivos implementos que consideram essenciais para a expansão das áreas de cultivo e o aumento da produção, sobretudo de culturas alimentares. Leia mais

As instituições bancárias nomeadamente Banco Internacional de Moçambique (BIM) e Banco Nacional de Investimento (BNI) dispõem de linhas de crédito para apoiar projectos em vários sectores, principalmente às Pequenas e Médias Empresas.

O país registou, em Julho, uma inflação mensal de -0,50%, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo esta entidade, a inflação acumulada situou-se em 3,31% e a homóloga em 16,17%.

A TURQUIA anunciou a disponibilidade de uma linha de financiamento de 270 milhões de dólares destinada a apoiar os empreendedores nacionais para a reactivação da indústria têxtil, em Moçambique. Leia mais

TRÊSassociações de produção de hortícolas, do distrito de Angoche, em Nampula, acabam de receber igual número de motobombas, destinadas à dinamização da prática da actividade que tem vindo a registar uma adesão considerável por parte dos produtores locais.

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) congratula o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, pelo encontro que mantiveram ontem em Gorongosa, província de Sofala.

Mais recentes

Breves

Editorial

Editorial
Sexta, 18 Agosto 2017
A NOTÍCIA sobre a suspensão da importação, pela Índia, do feijão-bóer caiu que nem uma bomba para todos quanto investiram na cadeia de valor deste produto, por terem acreditado que se estava perante uma grande oportunidade para ter algum rendimento. Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Nampula em foco: Tijolo a tijolo Murrupula vai...
Quinta, 17 Agosto 2017
O DISTRITO de Murrupula, na província de Nampula, está a implementar um programa de massificação de uso de tijolo queimado na construção de infra-estruturas, com destaque para habitações da população, escolas, unidades sanitárias e estabelecimentos comerciais, facto que se reflecte na mudança da vida do distrito. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,73 61,93
ZAR 4,52 4,61
EUR 71,32 72,73

08.08.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HÁ alguns anos que tenho tido o privilégio de fazer a cobertura das ...
2017-08-18 23:30:00
NA próxima quarta-feira os angolanos vão a voto, naquilo será o ...
2017-08-18 23:30:00
HÁ dias meti o meu “flash” num computador da faculdade e todos ...
2017-08-18 23:30:00
A IMPRENSA moçambicana tornou público recentemente, a possibilidade de ...
2017-08-17 23:30:00
HOJE queremos, neste espaço, homenagear milhares de crianças ...
2017-08-16 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 1662 visitantes em linha