Um empresário sul-africano está a investir, em Moçambique, mais de 160 milhões de dólares, norte-americanos, na construção de um Resort e espaços de acomodação para lazer e negócios.

A Sociedadedo Notícias e o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) rubricaram ontem em Maputo, um memorando de entendimento que prevê o pagamento da subscrição dos jornais “Notícias”, “Domingo” e “Desafio” e outros serviços usando canais electrónicos associados ao BCI. Leia mais

O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane afirmou que o país está a  fazer reformas que, em condições normais, só podiam ser feitas no contexto de um programa do Fundo Monetário Internacional (FMI). Leia mais

O Conselho de Ministros aprovou, há momentos, na sua sessão, uma nova tabela salarial para os diversos sectores de actividade, no país. O reajustamento dos salários mínimos varia de 6 porcento a 13,94 por cento, sendo que na função pública o salário mínimo foi fixado em 4.222,00MT, correspondente a de 6,5 porcento.

A Sociedade do Notícias e o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) rubricaram hoje em Maputo, um memorando de entendimento que prevê o pagamento da subscrição dos jornais “Notícias”, “Domingo” e “Desafio” e outros serviços usando canais electrónicos associados ao BCI.

Os elevados custos para a obtenção da licença de exportação impede às empresas do ramo de manufacturação de colocar os seus produtos no mercado externo, revela um relatório divulgado ontem, em Maputo.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou ontem a implementação de um novo quadro regulamentar para avaliar os sinais de corrupção sistemática nos seus 189 membros, vincando que a corrupção prejudica o crescimento, investimento e as receitas fiscais.

O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse ontem que o país está no seguimento do escândalo das dívidas escondidas, a fazer reformas que "em condições normais só podiam ser feitas no contexto de um programa do Fundo Monetário Internacional (FMI).

AS diversas infra-estruturas do sistema ferro-portuário da zona centro do país começam a reerguer-se do marasmo, com a aplicação de avultados investimentos. Nos últimos dez anos foram investidos cerca de um bilião de dólares norte-americanos, sendo que o principal objectivo é incrementar e desviar a carga rodoviária para o sistema ferroviário, tanto de Moçambique como de países do “hinterland” como do Zimbabwe, Zâmbia, Malawi e RDCongo.

A campanha agrícola 2017/18, no distrito de Marrupa, província de Niassa, vai render aos produtores do sector familiar cerca de 900 milhões de meticais resultante da comercialização de excedentes de culturas alimentares, com destaque para o amendoim, arroz, batata, milho, mapira, mexoeira e mandioca, que ronda as 30 mil toneladas apesar da safra ter sido afectada pela queda irregular das chuvas. Leia mais

A EMPRESA Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) está a investir um milhão de dólares norte-americanos para melhorar o funcionamento do Porto de Pemba, capacitando-o a responder aos desafios decorrentes da exploração de minérios na região.

O presidente da Confederação das Associações Económicas, CTA, Agostinho Vuma, mostra-se satisfeito com os resultados alcançados em Londres, no quadro da Cimeira ordinária dos Chefes de Estado da Commonwealth, que hoje termina.

Подробнее на сайте: https://qualitymedicine.ru https://fullmedicine.ruhttps://luckmedicine.ru https://honeymedicine.ruhttps://plusmedicine.ruhttps://primemedicine.ruhttps://forcehealth.ruhttps://enjoyhealth.ru https://youmedicine.ruhttps://italianmedicine.ru https://elmedicino.ru https://caremedicine.ruhttps://firehealth.ruhttps://medicinearea.ru https://boomhealth.ru

A australiana Mustang Resources descobriu um novo depósito de rubis localizado a apenas 3500 metros da sua unidade de processamento do projecto de Montepuez, província de Cabo Delgado, informou a empresa em comunicado ao mercado. Leia mais

O Banco Único lançou ontem, em Maputo, a Academia PME+, um projecto focado no desenvolvimento de competências e conhecimentos chave de gestão, essenciais para alavancar a competitividade das pequenas e médias empresas (PME) e desenvolver uma economia mais sólida e robusta. Leia mais

OS sindicatos afirmam haver acordo com o Governo para a revisão do salário mínimo nacional em percentagens que variam entre 6 e 18 por cento com efeitos a partir de 1 de Abril.

O Banco Mundial vai desembolsar 80 milhões de dólares norte americanos para o projecto de irrigação e acesso a mercados para agricultura (Irriga), a partir de Julho, no centro e norte de Moçambique, segundo anunciou ontem a instituição.

Moçambiquepretende importar 912 mil toneladas métricas de produtos petrolíferos refinados, a ser descarregados nos portos de Maputo, Beira, Nacala e Pemba. Para o efeito, a Importadora Moçambicana de Petróleos (IMOPETRO) anunciou ontem o lançamento de um concurso público internacional para a contratação de um fornecedor e transporte de produtos petrolíferos refinados.

O BANCO Socremo pretende instalar, ainda este ano, as suas agências nas cidades de Lichinga, Quelimane e Pemba, completando a sua presença em todas as capitais provinciais do país. Leia mais

A Autoridade Tributária de Moçambique (AT) apreendeu, esta semana, na Estrada nacional Número Quatro (EN4), mercadorias diversas, provenientes da vizinha África do Sul. Leia mais

AS autoridades do sector de cultura e turismo na província de Nampula manifestam-se satisfeitas com o aumento do fluxo de turistas que se registou na região durante o ano passado, quando comparado com o registado no mesmo período de 2016.

Depois de dez anos de um crescimento assinalável, impulsionado, sobretudo, pela melhoria do ambiente de negócios, a indústria de construção civil em Moçambique regista, nos últimos tempos, um abrandamento como resultado da crise financeira que o país enfrenta desde 2016. Leia mais

O governo continua por reembolsar cerca de 4,7 mil milhões de meticais às gasolineiras, valor referente a dívidas acumuladas durante a vigência da política de subsídios generalizados adoptada para conter os impactos negativos decorrentes da subida de preços no mercado internacional.

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 20 Abril 2018
O recente anúncio, pela direcção da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), da falta de fundos para levar o Campeonato Nacional de Futebol – Moçambola - até ao fim, apanhou muitos moçambicanos de surpresa, em particular a família do futebol.... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
O jazz é a escola onde esta geração dá aulas
Quarta, 25 Abril 2018
A construção de uma obra de arte é um exercício aturado, que envolve um investimento alto, estudo e, se tratando de performance, constante ensaio. Foi o que ficou claro nas apresentações dos três instrumentistas que actuaram, há dias, na primeira edição “Jazz no Franco”. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,31 59,47
ZAR 4,74 4,83
EUR 70,23 71,64

25.01.2018   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

POR que a pressa, foi a pergunta com que terminei o primeiro texto desta ...
2018-04-25 00:32:00
Há uns tempos, aqui neste espaço, falamos sobre o valor da vida. Nessa ...
2018-04-25 00:30:00
O Zimbabwe celebrou no passado dia 18 de Abril, o 38º aniversário da ...
2018-04-25 00:30:00
Não é que seja uma grande novidade falar de interrupções ...
2018-04-24 00:30:00
SEMANA passada, Stella Pinto Novo Zeca cumpriu mais uma etapa da sua ...
2018-04-24 00:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 2346 visitantes em linha