UMA missão da AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, encontra-se de visita a Moçambique, devendo no próximo dia 29 de Agosto organizar um Seminário sob o tema “Portugal - Moçambique I Sinergias e Oportunidades”, conjuntamente com a FENAGRI - Federação Nacional das Associações Agrárias de Moçambique e a AJAM - Associação dos Jovens Agricultores de Moçambique.

O seminário, segundo um comunicado de imprensa da AJAP a que o “Notícias” teve acesso, realiza-se por ocasião da 49ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM/2013) e visa, através dos vários encontros e reuniões, obter respostas e compromissos políticos para algumas das questões associadas ao desenvolvimento rural e ao incremento da pequena e média agricultura familiar moçambicana.

A formação e divulgação de novas práticas e procedimentos, o impulso à organização associativa e cooperativa, a captação de fundos e programas de apoio e a instalação de jovens agricultores portugueses e moçambicanos são alguns dos temas, segundo a fonte, que vão estar permanentemente em cima da mesa das negociações.

“A presença da AJAP na presente edição da FACIM, no Pavilhão Portugal, associada aos inúmeros contactos que vão ocorrer bem como a presença do Sr. Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal, do Sr. Secretário da Agricultura do Estado da Bahia – Brasil, e as autoridades moçambicanas no seminário, e em várias reuniões, irão certamente assinalar o seu empenho e contributo na resolução dos problemas

ora levantados”, frisa.

 A fonte acrescenta que a AJAP “vai ser seguramente no futuro uma referência de contactos, projectos e dinâmicas para investidores portugueses e de outros países nas áreas agrícolas e do agro-negócio, Moçambique, como sempre, pode contar com este nosso esforço e dedicação”. Num período em que está em marcha uma iniciativa para potenciar a colaboração tecnológica no sector agro-alimentar nos países de língua portuguesa, reforçando neste âmbito as parcerias entre Moçambique e Portugal, a AJAP entende fundamental fomentar o estabelecimento de parcerias e dinâmicas empresariais entre jovens agricultores portugueses e jovens agricultores moçambicanos.

“De igual forma importa promover e facultar às populações agrícolas e rurais acções de formação/divulgação de novos conceitos e técnicas agrícolas, e numa lógica de Saúde Pública, enquanto entidade responsável pelo Sistema Nacional de Identificação e Registo Animal (SNIRA) em Portugal, está disposta a colaborar com o Ministério da Agricultura de Moçambique de forma a que se proceda a este importante controlo e rastreio animal no país”, destaca o comunicado.

VODACOM CONCEDE EQUIPAMENTO

A EMPRESA operadora de telefonia móvel Vodacom irá garantir o patrocínio oficial na área das telecomunicações da 49ª Edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM/2013), a decorrer entre os dias 26 de Agosto e 1 de Setembro em Ricatla, Marracuene.

Salimo Abdula, presidente do Conselho de Administração da Vodacom, explicou que a sua empresa irá disponibilizar à Facim  equipamentos de transmissão de dados sem fios, modems, acesso gratuito à Internet, entre outros.

“A presença da Vodacom num dos maiores eventos empresariais realizados em território nacional sustenta uma das premissas da marca de se associar a projectos que permitem contribuir para o enriquecimento do país através da proliferação e troca de experiências com o objectivo máximo de trazer mais investimento e, consequentemente, colocar o país na rota das maiores potências mundiais”, disse Salimo Abdula.

No sentido de reforçar a sua presença na FACIM/2013 a operadora móvel vai também estar presente com um stand de exposição, onde os visitantes terão, segundo a fonte, a oportunidade de interagir com a marca através da demonstração de produtos e serviços e, se for o caso, também poderão esclarecer as suas dúvidas.

“Este encontro entre vários agentes comerciais e económicos que a FACIM proporciona contribui para estimular o consumo e a integração económica de Moçambique, conferindo-lhe destaque internacional e, obviamente, a Vodacom não poderia deixar de apoiar este acontecimento”, adicionou Abdula.

Mais recentes

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 20 Outubro 2017
O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, manifestou há dias, e de forma particularmente severa, a sua preocupação em relação aos elevados índices de corrupção que se registam no país, tanto no sector público quanto no... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Caia vira corredor de desenvolvimento
Quinta, 19 Outubro 2017
O ADMINISTRADOR do distrito de Caia, João Saize, considerou, há dias, em entrevista ao nosso Jornal, que nos últimos oito anos a região se transformou num verdadeiro corredor de desenvolvimento, com a entrada em funcionamento da Ponte Armando Guebuza, em Agosto de 2009. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,70 61,84
ZAR 4,43 4,51
EUR 71,53 72,88

11.10.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HÁ alguns anos, o Governo do ex- presidente moçambicano, Joaquim ...
2017-10-20 23:30:00
MAIS um linchamento ocorreu ao princípio desta semana na cidade da Beira, ...
2017-10-20 23:30:00
TURMA, não posso ignorar esta chamada, serei rápido. Enquanto estou ...
2017-10-20 23:30:00
MOCÍMBOA da Praia, na província de Cabo Delgado, está desde ...
2017-10-19 23:30:00
Passam cerca de duas semanas que contei a história onde o personagem ...
2017-10-19 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 1213 visitantes em linha