Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

COM a reparação das estradas e pontes destruídas pelas cheias  durante o último mês já é possível a circulação de camiões ligando as zonas sul, centro e norte do país, facto que está a influenciar, em grande medida, a dinâmica comercial entre estas regiões.

Como resultado desta situação, assiste-se a uma estabilização dos preços nos diversos mercados do país.

Dados do Sistema de Informações de Mercados Agrícolas (SIMA) do Ministério da Agricultura (MINAG) referem que até a passada segunda-feira os volumes de produtos disponíveis nos mercados aumentaram, à excepção do mercado grossista de Maputo que registou reduções de (-44 por cento) e (-36 por cento) nas quantidades de amendoim pequeno e grande, respectivamente.

“O mercado da Maxixe também merece destaque por ter registado redução em (-82 por cento) nas quantidades de amendoim pequeno nacional seguido das quantidades de feijão magnum (-51 por cento) e feijão manteiga em (-21 por cento)”, refere o SIMA num comunicado de imprensa a que tivemos acesso”, refere um comunicado do SIMA a que tivemos acesso.

Ainda segundo a fonte, apesar de registo de pequenas variações os preços das hortícolas continuam altos comparativamente à semana anterior. Por exemplo, o preço mais baixo da cebola foi registado em Angónia onde o consumidor está a pagar 20,00 meticais por quilograma (Mt/kg).

O preço mais alto da cebola foi registado em Milange (60 Mt/kg) representando uma subida em 50% comparativamente à semana anterior.

O preço da cenoura continua alto em Angónia tendo registado um aumento de 75 pro ecnto (de 50,00 Mt para 87,50 Mt/kg).

Entretanto, o preço do tomate continua alto em Nacala e Montepuez, os consumidores estão a pagar 150,00 Mt/kg. O preço mais baixo do tomate foi registado em Angónia (12,00 Mt/kg) tendo registado uma descida de (-20 por cento) comparativamente à semana anterior.

 

O SIMA analisa também o comportamento do milho branco, explicando que os preços deste cereal registaram uma estabilidade na maioria dos mercados retalhistas, contudo merecem atenção algumas variações observadas. Por exemplo, o preço do quilograma em Nacala desceu em (-30 por cento) passando o consumidor a pagar 10,00 Mt. A cidade da Beira também registou uma descida de 10 por cento onde o consumidor passou a pagar 10,29 Mt/kg.

 

 

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction