O Presidente Filipe Nyusi considera satisfatório o desempenho da economia moçambicana, apesar das turbulências que abalam a moeda nacional, o metical.

O Chefe do Estado, que falava quinta-feira, em Maputo, no jantar de gala da celebração do vigésimo aniversário do Millennium Bim, afirmou que a desvalorização do metical desafia os moçambicanos a redobrarem esforços para o incremento da produção e produtividade em todos os sectores da economia.

“A capacidade financeira foi afectada pela queda do investimento directo estrangeiro. Neste contexto, os bancos comerciais acabam competindo com os exíguos recursos do Estado, num contexto em que a responsabilidade com a dívida externa aumentou em 2015 quando comparada com 2014”, disse o Chefe do Estado.

Explicou que nos primeiros nove meses deste ano o valor da dívida atingiu os 250 milhões de dólares, contra 135 milhões em igual período do ano passado.

“Os riscos prevalecentes na conjuntura económica e financeira internacional tornam aliciantes os desafios que temos pela frente. Temos o desafio de transformar esta conjuntura em grande oportunidade (…) e implementar reformas estruturais no nosso tecido produtivo”, disse o Filipe Nyusi.

Dirigindo-se concretamente ao Millennium Bim, o presidente disse que o banco está a contribuir significativamente para a inclusão financeira, que é a maior empregadora do sector e maior pagadora de impostos.

Por seu turno, António Monteiro, presidente de Conselho de Administração do Millennium BCP, accionista de referência do Bim, disse que o grupo que dirige sempre acreditou no futuro da economia moçambicana.

“Hoje, com orgulho constatamos que o Bim tem uma posição de liderança no mercado moçambicano, com uma quota de 30 por cento, 168 balcões, cerca de 2500 colaboradores e com mais um milhão e trezentos mil clientes”, disse António Monteiro.

 

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction