A transferência de famílias para dar lugar à construção da vila de reassentamento em Palma, província de Cabo Delgado, vai iniciar ainda este ano, no quadro do projecto de exploração de gás natural na bacia do Rovuma.

O facto foi anunciado pela Governadora da província de Cabo Delgado, Celmira da Silva, que garantiu que o processo está numa fase bastante avançada.

Falando no quadro da realização da Feira Internacional de Maputo, FACIM, a decorrer até amanhã Ricatla, distrito de Marracuene, Celmira da Silva disse que já foi seleccionada a empresa que vaiconstruir as casas, escusando-se, contudo, aavançar o número total de pessoas a serem movimentadas.

A Governadora garantiu ainda que, neste momento, “há uma enorme interação com as famílias abrangidas, as quais mostram-se satisfeitas com as condições apresentadas para o seu reassentamento”.

“Temos estado a discutir todos os detalhes com a população, desde os aspectos religiosos, tipo de habitação e projectos de autossustento, pois pretendemos fazer o que as próprias comunidades recomendam”, explicou.

A fonte indicou também que o Governo de Cabo Delgado está a trabalhar no sentido de atrair mais investimentos para o sector da agricultura como forma de criar bases para assegurar o abastecimento de alimentos a milhares de pessoas que vão demandar a região como resultado da exploração mineira.

Neste contexto, Celmira da Silva disse acreditar que a indústria do gás vai criar uma grande dinâmica, não só no que respeita àexploração, mas também nos sectores que servirão de suporte  para a extracção do hidrocarboneto.

Apontou que um dos maiores ganhos que a província espera desta operaçãoé a criação de postos de emprego, mais rendimentospara as famíliase maior arrecadação de receitas provenientes dos impostos.

“Aexploração do gás vai desencadear dinâmicas que suportarão a economia da província ao activar outras áreas, porquenão se pode viver apenas do gás. As pessoas que trabalharem no gás necessitarão de alimentos e outros serviços, pelo que temos que nos preparar para atender a estas necessidades”, referiu.

Explicou ainda que, para a concretização destes objectivos, o Governo da província tem mantidocontactos regulares com a população por entender que existe uma necessidade das comunidades locais estarem conscientes das transformações quesurgirãoem resultado da exploração dos recursos naturais.

Na presente edição da FACIM, a província de Cabo Delgado está a busca de investidores para as suas potencialidades que incluem o turismo, agricultura, pesca, indústria transformadora, entre outras. 

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 20 Outubro 2017
O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, manifestou há dias, e de forma particularmente severa, a sua preocupação em relação aos elevados índices de corrupção que se registam no país, tanto no sector público quanto no... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Embaixador da Rússia afirma: Se não tivéssemos...
Segunda, 23 Outubro 2017
DOS conflitos internacionais à política Russa para África, muitos temas podem ser assunto numa conversa com um representante de uma potência mundial. Foi isso que aconteceu na nossa conversa com o embaixador da federação russa em Moçambique. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,70 61,84
ZAR 4,43 4,51
EUR 71,53 72,88

11.10.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

E ENTÃO o meu amigo, muito andado pelas tascas de Rossio e do Chiado, a ...
2017-10-23 23:30:00
LOCALIZADA no extremo norte da província de Cabo Delgado, fazendo fronteira ...
2017-10-22 23:30:00
FRETILIN é nome de um dos movimentos que lutaram pela independência de ...
2017-10-22 23:30:00
NA semana passada vimos mais um acto mediatizado de demolições de ...
2017-10-22 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 2268 visitantes em linha