Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A Agênciapara Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX) vai promover todos os projectos da empresa Aeroportos de Moçambique (ADM) e conceder informação aos investidores nacionais e estrangeiros sobre os produtos do mercado de capitais a níveis nacional e internacional.

Para o efeito, a APIEX rubricou, em Maputo, dois memorandos de entendimento, um na terça-feira com a ADM e outro ontem com a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM).

De acordo com o director-geral da APIEX, Lourenço Sambo, a assinatura dos memorandos enquadra-se no âmbito da materialização do objectivo do Governo com a sua recente criação que resultou da fusão de três instituições, nomeadamente o Centro de Promoção de Investimentos (CPI), o Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA) e o Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX).

“Promovemos todos os sectores da economia nacional e para o caso específico dos aeroportos é importante encontrar parceiros estratégicos para a gestão das áreas de imobiliária, bem como do turismo”, disse Sambo.

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração da ADM, Emanuel Chaves, disse que o acto constitui um marco importante para a sua empresa, pois vai garantir a exposição dos seus projectos no mundo.

“Nós acabamos de assinar um dos principais pilares para o sucesso da empresa. Abraçamos uma linha de negócios que precisa de muita promoção e a APIEX é casa moçambicana de promoção de investimento”, disse Chaves.

Acrescentou que o memorando rubricado vai ainda ajudar a empresa Aeroportos de Moçambique a equilibrar as suas receitas.

“Temos vários terrenos dos aeroportos disponíveis para investimentos de várias áreas e esses são os que vão propiciar a geração de novas fontes de receitas que virão equilibrar as contas que a ADM tem afectadas por causa do tamanho de negócios que efectuou nos últimos anos”, referiu.

 

Relativamente ao acordo rubricado, o “Notícias” apurou que o mesmo visa estabelecer uma coordenação interinstitucional para melhoria contínua do ambiente de negócios, o desenvolvimento do mercado de capitais, em geral, e da BVM, em particular.

É ainda objectivo do acordo o desenvolvimento de acções que contribuam para o progresso dos recursos humanos da BVM e da APIEX em matérias sobre investimentos e procedimentos para a exportação de bens e/ou serviços por empresas nacionais, bem como matérias relacionadas com o mercado de capitais.

Ainda no quadro do memorando, a BVM irá capacitar os quadros da APIEX em matérias específicas sobre mercado de capitais e bolsa de valores com vista à promoção da consciencialização dos investidores sobre o seu papel no financiamento da economia.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction