Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A província de Nampula perspectiva produzir, na próxima campanha, 69 mil toneladas de castanha de caju, superando em nove mil as quantidades alcançadas na época passada.

Caso seja alcançada a meta prevista, a província terá matéria-prima suficiente para abastecer as doze unidades de processamento, bem como para a exportação.

Os dados foram divulgados recentemente, no posto administrativo de Nanhupo Rio, distrito de Mogovolas, um dos maiores produtores desta cultura de rendimento ao nível da província, durante o lançamento de um programa rotineiro de maneio integrado do cajueiro.

Na ocasião, Jaime Quissico, delegado provincial do Instituto de Fomento de Caju (Incaju), afirmou que para o alcance da meta é necessário corrigir os erros do passado.

“Queremos, em primeiro lugar, saber quantas máquinas estão com os provedores, assim como o seu estado de conservação, antes do início da campanha, para efectuarmos a respectiva manutenção e alistamento dos atomizadores que vão entrar para o processo”, disse Jaime Quissico.

Durante a cerimónia procedeu-se a manutenção e distribuição de atomizadores, equipamento destinado à pulverização das plantas de castanha de caju.

A província de Nampula conta actualmente com três mil atomizadores para a pulverização de cinco milhões de cajueiros.

“Sabemos que anualmente há também alguns produtores que adquirem, por iniciativa própria, este tipo de equipamento”, disse.

Segundo ele, com o aumento que se tem registado nos últimos tempos na produção da castanha de caju, a questão do mercado está garantida, pois a indústria de processamento está a crescer, havendo a possibilidade de, no presente ano, entrar em funcionamento mais duas unidades.

“A nossa indústria está a crescer não apenas em número, mas também na capacidade de processamento, o que encoraja os produtores a aumentar os volumes de produção”, afirmou.

Oficialmente, a campanha de produção da castanha de caju vai ser lançada na segunda quinzena de Junho próximo, daí a necessidade de preparar com eficácia e eficiência todo o processo, podando e limpando as plantas, para além se proceder a respectiva pulverização para que não sejam atacadas pela doença do oídio.

 

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction