Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A petrolífera norte-americana Anadarko vai apoiar empresas moçambicanas na obtenção de certificação internacional para poderem competir no mercado do sector, informou a Anadarko, em comunicado, citado pela Lusa.

"A Anadarko lançou recentemente um pedido de manifestação de interesse [concurso público] que visa selecionar empresas especializadas que vão ajudar na capacitação de empresas moçambicanas em requisitos de certificação e apoiar no desenvolvimento de sistemas e procedimentos necessários", lê-se no comunicado.

O vice-presidente da empresa em Moçambique, Steve Wilson, explicou que a Anadarko vai disponibilizar fundos para o apoio à certificação de empresas moçambicanas, para assegurarem a substituição de importação de bens e serviços na área petrolífera.

"Queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável de Moçambique e ao mesmo tempo trazer benefícios para os nossos acionistas.", disse, citado pelo comunicado.

A aquisição local de bens e serviços é estratégica para a Anadarko, pois a substituição de importações de alto custo pode representar uma economia de custos significativa, acrescentou.

A certificação vai tornar as empresas moçambicanas mais competitivas e em melhores condições de criar emprego, acrescentou o vice-presidente da empresa em Moçambique.

A Anadarko espera investir cerca de 2,5 mil milhões de dólares com empresas de propriedade moçambicana ou registadas em Moçambique ao longo de cincos anos de construção de uma fábrica de gás natural liquefeito (GNL).

O consórcio liderado pela Anadarko já contratou bens e serviços estimados em 850 milhões de dólares americanos, nos últimos cinco anos.

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction