Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O governador da Zambézia, Abdul Razak, entregou, oficialmente, ontem, em Quelimane, dez motorizadas a igual número de extensionistas que operam na pesca artesanal em sete distritos, de um total de 22.

Trata-se dos distritos de Inhassunge, Chinde, Quelimane, Maganja da Costa, Pebane, Namacurra e Mocubela.

Os meios entregues estão orçados em cerca de 1,8 milhão de meticais (pouco mais de 29 mil USD) desembolsados no quadro do projecto denominado Propesca, financiado pela União Europeia, para a promoção da pesca artesanal nos distritos costeiros da Zambézia.

“Acabamos de fazer a entrega destes meios, fundamentalmente, para melhorar a mobilidade dos beneficiários para a promoção de amostragem de técnicas que possam incrementar o rendimento do pescador artesanal”, disse o governador da Zambézia.

Razak indicou que os meios irão responder, igualmente, à racionalização do tempo necessário para a fiscalização da pesca feita com meios nocivos ao ambiente por parte de alguns pescadores artesanais desonestos.

Por sua vez, o director provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas, Júlio Bastos, disse que a alocação dos motociclos enquadra-se na componente de apoio institucional do projecto que opera na Zambézia desde o ano de 2012.

Estes meios, segundo Bastos, irão incrementar a amostragem de extensionistas, assim como actividades de extensão pesqueira nos distritos em questão.

A fonte disse que além do reforço em meios circulantes já foram construídas infra-estruturas e instaladas maquinetas para o fabrico de gelo necessário para assegurar o processamento e conservação de produtos pesqueiros.

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction