A Empresa Moçambicana de Exploração Mineira (EMEM), propriedade do Estado, vai instalar um entreposto comercial na província de Manica para a compra e venda de ouro extraído naquela parcela, disse ontem Augusto Fernando, Vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia.
Augusto Fernando afirmou que a instalação de um entreposto comercial de ouro em Manica resulta da experiência positiva que a EMEM registou na província de Nampula, onde iniciou a sua actividade em 2018.
“O objectivo é garantir que todo o recurso explorado no território nacional beneficie o país. O entreposto comercial de ouro de Nampula permitiu que a EMEM angariasse nove mil quilos de ouro no ano passado”, declarou Augusto Fernando.
A actividade da nova empresa faz parte dos esforços do Governo para estancar a extracção e comercialização ilegais de ouro.
O reforço da actividade inspectiva, através do aumento dos poderes e da autonomia dos serviços de inspecção, também faz parte do combate à comercialização ilegal e contrabando de ouro no país, acrescentou.