A PRESIDENTE da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), Amélia Nakhare considera que a venda ilegal de selos fiscais e a sua reutilização está a reduzir a eficácia na tributação e a pôr em causa o sucesso dos objectivos que nortearam a sua implementação. Leia mais

Comments

A CONFEDERAÇÃO das Associações Económicas de Moçambique (CTA) vai fazer parte do grupo envolvido no desenho do plano de reconstrução do tecido empresarial junto com a União Europeia, Banco Mundial e Nações Unidas, nas províncias da região centro, afectadas pelo ciclone Idai. Leia mais

Comments

Mais de quatro mil famílias do distrito de Massinga, em Inhambane, passarão este ano a consumir energia eléctrica da rede nacional.

Para o efeito, as autoridades locais, em parceria com a empresa Electricidade de Moçambique (EDM), acabam de adquirir 14 postos de transformação de energia, vulgo PT, num investimento de cinco milhões de meticais.

A informação foi facultada no sábado pelo administrador de Massinga, José Jeremias, durante uma emissão regional da Rádio Moçambique inserida nas celebrações dos 55 anos de existência daquela vila.
Jeremias disse que com a instalação dos PT o número de consumidores de energia passará dos actuais seis mil para mais de dez mil.

 

Comments

A criaçãoe a implementação de um fundo especial pós-Idai para a reabilitação de Pequenas e Médias Empresas (PME) e relançamento do sector privado de pequena escala é a primeira acção conjunta entre a Fundação para a Melhoria do Ambiente de Negócios (FAN) e a GAPI-Sociedade de Investimentos, no quadro de um acordo de parceria firmado recentemente em Maputo. Leia mais

Comments

O Governo chegou a um acordo de princípio com o banco russo VTB para reestruturar a dívida de 535 milhões de dólares (USD) à empresa pública MAM, parte das dívidas ocultas do Estado, anunciaram meios de comunicação do país, segundo escreve a Lusa.

Esta era a única das três parcelas das dívidas ocultas a aguardar um anúncio do executivo: em novembro o Governo revelou um acordo com a maioria do portadores de títulos (eurobonds) da Ematum (727 milhões USD) e em Fevereiro abriu um processo judicial, em Londres, para anular o que resta da dívida da Proindicus (cerca de 600 milhões USD).

"Com o VTB e MAM estamos num nível como estamos com os 'bondholders' (detentores de dívida), existe um acordo de princípio", referiu o ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Adriano Maleiane, à edição de sabado, do jornal A Verdade, publicado na Internet.

A mesma informação referente a um acordo foi publicada pelo portal financeiro moçambicano Zitamar, que cita um documento do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A análise do FMI à sustentabilidade da dívida pública de Moçambique redigida este mês cita informações que foram transmitidas pelo Governo ao Fundo e que também fazem referência a um acordo de princípio com o VTB sobre a MAM.

O executivo referiu que ainda está a trabalhar nos acordos "por forma a que o Estado não seja prejudicado" na sequência dos processos judiciais em curso nos Estados Unidos da América e Moçambique com dezenas de arguidos acusados de corrupção.

 

 

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction