CHEFES de Estado e de governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúnem-se no sábado, 29de Junho,em Abuja, na Nigéria, para se debruçarem sobre a crise política na Guiné-Bissau e definir a lista das figuras a serem sancionadas por estarem a bloquear o processo de estabilização do país. Leia mais

Comments

A China anunciou hoje que vai suspender todas as importações de carne do Canadá, por alegadas falhas na segurança alimentar, numa altura de tensões entre Beijing e Otava, devido à detenção de uma executiva da Huawei.

Em comunicado, a embaixada da China no Canadá disse que a medida foi tomada após as autoridades alfandegárias da cidade de Nanjing, no leste do país, terem encontrado vestígios de ractopamina em carne de porco oriunda do Canadá.

Aquele aditivo alimentar é permitido no Canadá, mas proibido na China.

"A China tomou medidas preventivas urgentes e pediu ao governo canadiano que suspenda a emissão de certificados para exportação de carne para a China", lê-se no comunicado.

Nos últimos meses, as autoridades chinesas tinham já suspendido as licenças de importação de três matadouros canadianos e todas as novas compras de sementes de canola oriundas daquele país.

A decisão surgiu após a detenção, no Canadá, da directora financeira do grupo chinês das telecomunicações Huawei, Meng Wanzhou.

Meng foi detida a pedido dos Estados Unidos, por suspeita de que a Huawei tenha exportado produtos de origem norte-americana para o Irão e outros países visados pelas sanções de Washington, violando as suas leis.

Na sequência do caso de Meng, o empresário Michael Spavor e o ex-diplomata Michael Kovrig, ambos cidadãos canadianos, foram também detidos na China, por "prejudicarem a segurança nacional".

Um tribunal chinês reviu ainda o caso de um terceiro cidadão canadiano, Robert Lloyd Schellenberg, de 36 anos, pelo crime de tráfico de droga, condenando-o à pena de morte.

Inicialmente, Schellenberg foi condenado a uma pena de prisão de 15 anos, mas, após a detenção de Meng, a Justiça chinesa considerou que a sentença era muito branda.

A decisão de suspender as importações de carne acontece quando o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, se dirige ao Japão para a cimeira do G-20.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai se reunir com o homólogo chinês, Xi Jinping, para tentar pôr fim à guerra comercial entre os dois países, que despoletou no Verão passado.

A detenção de Meng provocou um incidente diplomático entre os três países, complicando as negociações de alto nível entre os EUA e a China e afectando, gravemente, as relações entre Beijing e Otava. O Canadá quer que Trump aborde o assunto com Xi Jinping.

Comments

O segundo juízo do Supremo Tribunal Federal (STF) adiou na terça-feira o julgamento de um segundo recurso para a libertação do ex-Presidente Lula da Silva, pelo que o antigo chefe de Estado continua preso até o caso ser examinado.

Por três votos a favor e dois contra, os juízes do STF deliberaram que Lula da Silva deve continuar na prisão até que o mérito do pedido deste ‘habeas corpus' seja analisado pelo tribunal, pois não seria possível fazer isto na sessão desta terça-feira.

A data para a decisão não foi revelada.

A deliberação ocorreu após o juiz do STF,Gilmar Mendes,propor que o julgamento deveria aguardar o final das revelações de mensagens retiradas da aplicação Telegram, que foram publicadas pelo ‘site’ The Intercept e cujo conteúdo tem colocado em causa a imparcialidade da operação Lava Jato, no âmbito da qual foi condenado Lula da Silva.

Desde o dia 09 de Junho que o portal de investigação tem publicado conteúdos obtidosde uma fonte não identificada sobre alegadas conversas entre o ex-juiz e actual ministro da Justiça, Sérgio Moro, e os procuradores da Lava Jato que, segundo o The Intercept, indicam uma colaboração ilegal.

A veracidade destas mensagens é contestada por Moro e pelos procuradores da Lava Jato, que alegam terem sido vítimas de um crime cibernético.

O ‘habeas corpus’,cuja análise foi adiada na terça-feira,contesta a condenação de nove anos e seis meses de prisão imposta por Moro a Lula da Silva,num caso sobre a posse de um apartamento no Guarujá, Estado de São Paulo, que o antigo chefe de Estado,alegadamente,recebeu como suborno de uma construtora.

Comments

O SECRETÁRIO de Estado para a Juventude de Cabo Verde defendeusegunda-feiraque se a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ser “um espaço cada vez mais aberto, terá de ter também políticas cada vez mais integradas”. Leia mais

Comments

Cerca de 20 mil migrantes subsarianos abandonados no deserto do Saara foram resgatados pela Organização Internacional das Migrações (OIM) desde que em 2016 iniciou a sua actividade na região, anunciou ontem aquele organismo da ONU. Leia mais

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction