Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A CANDIDATA do Partido Popular (PP) às eleições gerais de terça-feira no Malawi, a actual Chefe do Estado Joyce Banda, denunciou ontem uma “manipulação em massa” organizada pela oposição, designadamente o Partido Progressista e Democrático (DPP), e pediu a contagem manual dos votos.

Falando numa conferência de imprensa em Lilongwe, Joyce Banda fez uma extensa lista de supostas irregularidades e considera que o processo não foi devidamente controlado.

Acusou o DPP, de Peter Mutharika, que lidera a contagem dos votos, de estar a manipular o escrutínio com o emprego de tecnólogo, que inclui o uso de satélite para desviar os dados antes de estes chegaram aos órgãos eleitorais.

Considerando que não fiável a plataforma tecnológica que está a ser empregue no apuramento dos votos, a presidente malawiana apelou à MEC (Comissão Eleitoral do Malawi) para que adopte a recontagem manual.

Joyce Banda ter entregado provas de irregularidades e manipulação dos votos às autoridades eleitorais, para que esta analise os resultados.

O presidente da Comissão Eleitoral, Justice Maxon Mbendera, lamentou as declarações da presidente e negou que o sistema de votação tenha sido manipulado.

AINDA SE VOTOU ONTEM

“Estamos decepcionados com a atitude dos representantes do partido governante, não esperávamos este tipo de comportamento”, disse Mbendera, numa conferência de imprensa na cidade comercial de Blantyre. As autoridades eleitorais vão continuar a contar os sufrágios.

A MEC ainda não anunciou quaisquer resultados, mas algumas emissoras de rádio, entre as quais a estatal, estão divulgar números que apontam para uma derrota do PP, no poder, através do qual Banda espera manter-se em funções.

De acordo com os resultados não oficiais já divulgados, Joyce Banda, de 64 anos, que substituiu Bingu wa Mutharika enquanto sua vice-presidente quando este morreu em 2012, está em terceiro lugar na corrida à presidência.

À sua frente se encontram Peter Mutharika, de 74 anos, e Lazare Chakwera, de 59 anos, líder do partido do antigo ditador Kamuzu Banda.

Entretanto, a votação voltou a ser prolongada para o terceiro dia consecutivo.

Depois de problemas registados terça-feira, dia marcado para as eleições, terem forçado a abertura de algumas assembleias eleitorais na quarta-feira, a MEC deu ontem mais um dia para a votação, acontecido ontem.

ELISEU BENTO, nosso enviado a Blantyre

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction