Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

OS Estados Unidos retiraram formalmente Cuba da sua lista de Estados que financiam e apoiam o terrorismo, informou ontem, dia 29, o Departamento de Estado norte-americano. A retirada elimina um obstáculo no retorno das relações diplomáticas entre os dois países.

"O prazo de 45 dias de notificação ao Congresso expirou, e o secretário de Estado tomou a decisão final de rescindir a designação de Cuba como Estado patrocinador do terrorismo, que se torna efectiva hoje, 29 de Maio", afirmou o porta-voz da norte-americana, Jeff Rathke, numa nota oficial, citada pela Reuters.

Em Dezembro de 2014, os presidentes norte-americano, Barack Obama, e cubano, Raúl Castro, anunciaram a decisão de avançar para o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, rompidas desde 1961, dois anos após a revolução cubana, no meio a tensão da Guerra Fria. Os dois países negociam os detalhes desta reaproximação.

Em Abril último, o presidente norte-americano anunciou a intenção de retirar Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo e enviou um informe ao Congresso ressaltando a proposta. Havana exigia que a medida ocorresse antes de se avançar no diálogo da reaproximação diplomática entre os dois países.

 

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction