Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

MAIS de 100 mil imigrantes e refugiados chegaram à Europa desde o início de 2015, através do Mediterrâneo, em particular à Itália e Grécia, referiu na terça-feira (09) o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O número total de 103.000 pessoas foi atingido no último fim-de-semana com a chegada de 6000 imigrantes e refugiados ao sul da Itália, acolhidos no âmbito da operação europeia “Tritão”, coordenada pela guarda costeira italiana, indicou em Genebra o porta-voz Adrian Edwards, que se referiu a um “dramático aumento”.

A maioria é proveniente da África Subsahariana, precisou.

A operação “Tritão” é gerida pela Frontex, a agência europeia responsável pelas fronteiras exteriores do espaço Schengen e apoia-se na participação de 26 países europeus.

No domingo (07), quando o número de imigrantes desembarcados na costa italiana ultrapassou os 50 mil desde o início deste ano, três regiões do norte da Itália (Ligúria, Lombardia e Véneto) avisaram que se recusavam a acolher mais imigrantes.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 1800 homens, mulheres e crianças morreram ou estão desaparecidos quando tentavam no mesmo período cruzar o Mediterrâneo, a partir do norte de África e Médio Oriente.

Entretanto, a Polícia espanhola divulgou na terça-feira (09) que cerca de 1,2 milhões de imigrantes de diferentes nacionalidades aguardam na Líbia uma oportunidade para entrarem na Europa através do Mediterrâneo.

Citado pela agência EFE, o responsável do Centro de Inteligência e Análise de Risco do Comissariado Geral Exterior da Polícia espanhola, José María Nieto Barroso, revelou que a maioria dos 1,2 milhões de pessoas referenciadas encontra-se sobretudo concentrada na costa entre Tripoli e a fronteira com a Tunísia, onde operam os traficantes que aproveitam o vazio de poder na Líbia para-lo em ponto de saída das embarcações em direcção à Itália.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction