Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

  

A VONTADE política dos líderes africanos e a disponibilização de mais recursos materiais e financeiros podem ajudar a desenvolver África e resolver os problemas que afectam a população, sobretudo na questão dos direitos humanos.

Esta posição foi defendida ontem, em Addis-Abeba, pelo antigo Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, numa conferência de Imprensa no âmbito da Conferência Africana sobre a População e Desenvolvimento que hoje termina.

Chissano, que co-preside o grupo focal de alto nível criado para entre outras acções, definir uma agenda prospectiva para a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), no próximo ano, disse que os problemas de África podem ser evitáveis e/ou terem soluções comprovadas e de baixo custo.

Segundo Chissano, a pobreza, mortes materno-infantis, gravidezes precoces, casamentos prematuros, violência doméstica, e vários outros tipos de crimes que afectam as mulheres e raparigas podem ser eliminados desde que sejam adoptadas politicas apropriadas nesse sentido.

Na ocasião, o grupo de Chissano deixou recomendações que devem ser incluídas na posição africana para a agenda de desenvolvimento pós-2015.

Entre as recomendações destaca-se a necessidade de respeitar, proteger e cumprir os directos reprodutivos através de políticas e campanhas de educação pública e mobilização das comunidades sobre os direitos humanos.

ALCIDES TAMELE, em Addis-Abeba

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction